sábado, 28 de junho de 2008

Conseqüência do encontro

Manaus, primeira semana de julho de 2008. Era o encontro nacional dos estudantes de design. Programação repleta das mais variadas e interessantíssimas palestras e oficinas, durante uma semana, de manhã até a noite. Pessoas de todos os lugares desse país, muitas cores, tipos e sotaques diferentes. Como em todos os encontros, não faltou festa, bagunça e diversão. Mas não foi isso o que marcou o evento.
Em um dia da semana, depois da palestra da noite, dois alunos (Mauro Alex e Alexander Czajkowsky) exibiram um documentário que eles próprios fizeram. Eu estava já muito cansada, mal podia esperar pela hora em que ia deitar e dormir até o dia seguinte. Mas resolvi ficar e assistir um pouco, nem que fossem cinco minutos daquele vídeo. Um documentário sobre educação. Sobre a educação nas escolas de design. Sobre a nossa educação.
Meus primeiros cinco minutos se multiplicaram em tantos que me deixaram atenta ao vídeo do início ao fim. Aquele documentário era a materialização de idéias e revoltas que eu tinha desde que entrei na faculdade. Só que para mim elas não saíram do campo das idéias. Os rapazes as transformaram em algo real, multiplicável, distribuível. Eles encontraram uma (excelente) maneira de dizer a quem quisesse ouvir o que eles pensam sobre o método de ensino do qual nós todos somos aprendizes.
Parafraseando Rubem Alves, Alexander e Mauro são ostras infelizes fazendo suas pérolas (Sei que já utilizei este exemplo em outras situações, mas é um bom exemplo, então por que não utilizar novamente?). E eles de certa maneira colocaram um grãozinho de areia dentro da minha concha, deixaram em mim alguma coisa que fica me incomodando. E dessa vez eu pretendo também fazer alguma coisa!
Quarenta minutos de imagens e depoimentos sobre nossos professores, nossos métodos, nossas universidades fizeram com que eu me sentisse completamente inútil. Estou estudando para quê? Arranjar um empreguinho qualquer numa empresa que assine minha carteira e garanta minha aposentadoria, e só? Fiquei revoltada. Vivemos reclamando dos nossos professores, coordenadores, da péssima estrutura que temos na UFRJ, e tal, mas dá pra contar nos dedos de uma só mão aqueles que fazem alguma coisa pra mudar isso. E sabe, tenho orgulho das Marinas e Alinas que correm atrás das coisas, fazem avaliações e tentam de alguma maneira organizar os alunos e assim tentar encaminhar nosso curso para aquilo que achamos que ele deve ser.
E foi aí que percebi que meu tempo na universidade está acabando, estou em vias de me formar e... não quero me formar! Pelo menos não agora. Ainda há muito o que aprender e modificar aqui!!! Quero sair do fundão podendo me chamar de “Sarah Huber, designer”. Ainda não me considero uma, mas sei que posso sê-la. Mas para isso é preciso fazer as coisas, e não apenas receber o pouco que me é oferecido aqui. E espero que depois de assistirem ao documentário, muitos sintam o mesmo que eu senti, e procurem também fazer alguma coisa!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

VAGA DE ANIMAÇÃO

VAGA DE ANIMAÇÃO

BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

(R$300,00/20h SEMANAIS – HORÁRIO FLEXÍVEL)

LOCAL: IEN (Instituto de energia nuclear. Prédio ao lado da Reitoria)

CONHECIMENTOS BÁSICOS NECESSÁRIOS:

3dsmax, Rhino e animação


DADOS NECESSÁRIOS: Histórico (pode ser de 2007), comprovante de inscrição, e dados pessoais ( cpf, id, endereço, tel, etc...)

ENVIAR ATÉ QUINTA FEIRA PELA MANHA, DIA 26 DE JUNHO, PARA:

mol@ien.gov.br

Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária

   O SOLTEC ((Núcleo de Solidariedade Técnica - SOLTEC /UFRJ) está organizando um Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária a ser realizado em outubro no Centro de Tecnologia. O evento terá feira de produtos de economia solidária, mesas-redondas, debates, exposições,etc., e está precisando de voluntários da EBA para a parte de infra-estrutura, principalmente.
   O tema está sendo trabalhado pelos alunos da disciplina Desenvolvimento de Projeto de Produto 3, ministrada pela Profª Beany Monteiro, no curso de Desenho Industrial - Projeto de Produto, da UFRJ, e em projetos de pesquisa do LABDIS/EBA/UFRJ.
   Quem tiver interesse em se aproximar da temática e quiser ter a experiência de organizar um evento de âmbito nacional, está convidado por Felipe Ardor e Bruna Milan ( contato na EBA) , a participar das reuniões da Comissão Organizadora que serão às 14hs de segunda-feira na Decania do CT. Quem tiver problemas com o horário mas tiver interesse em participar, entre em contato com anoscar@terra.com.br ou + 55 21 2562-7780 - SOLTEC/UFRJ, ou deixe um comentário aqui no blog que faremos a ponte!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Quesitos para a Avaliação dos Professores

Os quesitoes que usaremos na avaliação dos professores são baseados naqueles usados pelo C.A. da Federal do Paraná (CADI UFPR):

A) PONTUALIDADE – Inicia e termina a aula no horário previsto.
B) ASSIDUIDADE – Comparecimento às aulas; aviso antecipado, justificativa e reposição de ausências.
C) DOMÍNIO DE CONTEÚDO – Conhecimento da disciplina; mostra segurança na ministração das aulas; abordagem de conteúdos atualizados e conhecimento de inovações da área; responde efetivamente às questões formuladas.
D) CLAREZA E OBJETIVIDADE NA EXPOSIÇÃO – Demonstra ter planejado a aula; vincula teoria e prática; formula perguntas de natureza exploratória; busca alternativas para facilitar a aprendizagem; emprega voz audível.
E) ORGANIZAÇÃO DA DISCIPLINA – Distribui o programa no início do semestre; relaciona bibliografia a ser consultada; segue o programa ao longo do semestre; utiliza material didático e de apoio adequados.
F) RELACIONAMENTO – Tratamento ético e prestativo na relação professor/estudante dentro e fora da sala de aula.
G) PESQUISA / EXTENSÃO – Estimula, orienta e oferece meios de acesso para atividades de pesquisa e extensão.
H) ACOMPANHAMENTO PROJETUAL – Integração com a turma e discussão aberta durante acompanhamentos; programa aulas de acompanhamento previamente; oferece flexibilidade de horários para agendamento.
I) AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM:
I1) Estimula a aprendizagem do estudante; identifica as deficiências na aprendizagem e o orienta, tendo em vista a superação das mesmas.
I2) Elabora adequadamente os instrumentos de avaliação; analisa com os estudantes os resultados da avaliação.

Se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão de mudança, pode nos contactar por aqui ou pelo email designdefundao@gmail.com

ALÉM DISSO, QUEM PUDER IR NOS AJUDANDO A PEGAR O EMAIL DE TODOS OS ALUNOS DO CURSO - AQUELES QUE TÊM A LISTA COMPLETA DA SUA TURMA, OU PERÍODO, OU AS TURMAS QUE TÊM LISTA OU GRUPO NO YAHOO - POR FAVOR NOS DISPONIBILIZEM.
AGRADECEMOS DE CORAÇÃO!

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Novo e-mail

O design de fundão agora tem um e-mail próprio:

designdefundao@gmail.com

Para idéias de posts, envio de artigos para serem publicados, pedidos de ajudas, avisos, dúvidas, esclarecimentos, qualquer coisa mesmo...

XD

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Afinal, como foi o N?

Bom, eu gostaria que esse post pudesse virar um fórum de discussão e exposição das opiniões do pessoal que foi pro N

Na minha opinião (marina), o evento foi incrível. Muito bem organizado, quase sem falhas de estrutura como água, comida ou filas e incrivelmente bem estruturado quanto à opções do que se fazer durante o evento. Eu acredito que o N Design Manaus disponibilizou mais atividades simultâneas do que qualquer outro evento - tendo sempre que escolher entre: assistir a duas palestras, fazer uma oficina, participar de um GA, assistir a 3 ou 4 apresentações de trabalhos acadêmicos, sem contar com as exposições, mostra de vídeos e visitas ténicas. Isso tudo antes do almoço!!!! Pois é, foi foda assim!
Pra mim, foi melhor ainda já que tive a oportunidade, e a iniciativa, de participar todos os dias das reuniões do CONE ( conselho nacional dos estudantes de design) e de ser mediadora de uma das mesas do Megafonicas Instatâneo Manaus, o que me deu maior clareza e conhecimento de como funcionam os cursos de design de praticamente todo o Brasil.

Alguém mais quer comentar???

Aé, esqueci de avisar: ano que vem é em Pernambuco!!!!

Avaliação dos Professores ( ou avaliação dos docentes pelos discentes)

Como mais um dos projetos do design de fundão para esse final de semestre, estaremos fazendo nossa Primeira Avaliação dos Professores do Curso de Desenho Industrial da UFRJ.

[Participamos de um grupo de ação sobre o tema, no N design Manaus, em que estudantes de todo o Brasil expuseram suas experiências com essas avaliações e disponibilizaram seus métodos e conhecimentos. Pretendemos utilizar o método e as bases dos questionários usados pelos estudantes da UFPR, federal de curitiba, na sua avaliação dos docentes de 2007, que nos pareceu bem completo e fácil de usar.]

Cada estudante, tanto de Projeto de Produto quanto de Programação visual, irá receber por e-mail um documento word em que ele graduará cada professor que teve durante esse primeiro semestre de 2008 de acordo com certos quesitos. É importante ressaltar que os questionários nao serão pessoais ou reconhecíveis e que nos basearemos na confiança que temos de vocês para respondê-los com maturidade e responsabilidade.

Essa semana estaremos comunicando as coordenações do curso dessa iniciativa estudantil, além de organizando os e-mails de todos os alunos do curso. Desde já agradecemos às turmas que puderem nos disponibilizar os e-mails, listas ou grupos google ou yahoo que já existirem. Semana que vem, passaremos em sala para explicar melhor o processo, o questionário, a divulgação, etc. Quaisquer outras dúvidas, podem gritar, comentar, mandar email...

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES

Estudantes interessados no PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES, esse post é pra vocês!

Recebi email do departamento com documentos referente ao
PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS SANTANDER UNIVERSIDADES ( documento de Ficha de Inscrição para etapa de Pré-Seleção; e critérios de avaliação) . A ficha de inscrição foi aprovado dia 05/06 na Congregação da EBA.

As inscrições são feitas na DAIC,
DIRETORIA ADJUNTA DE INTERCÂMBIO CULTURAL, sala 719, o horário não foi determinado no documento que recebi, e o prazo vai até dia 13 de junho, sexta-feira !!

Instruções ao candidato:
  1. O candidato deverá estar com matricula ATIVA e até 2008/1, estar inscrito em pelo menos uma disciplina e ter integralizado os três primeiros períodos da grade curricular recomendada para o seu curso de graduação.
  2. Entregar no ato da inscrição, em envelope com nome e contato do candidato:
    1. a ficha de pré-seleção e
    2. Boletim de Orientação Acadêmica (BOA) impresso a partir do mês de maio de 2008;
    3. Curriculum vitae do aluno;
    4. Carta de motivação (justificando os motivos pelos quais apresenta candidatura)
    5. Ultimo histórico escolar atualizado
  3. Fazer duas cópias da ficha de inscrição preenchidas, entregando uma cópia com os documentos acondicionados em envelope pardo ou branco na secretaria da Diretoria Adjunta de Intercâmbio Cultural.Guardar uma cópia da ficha com o carimbo da DAIC. Não serão aceitas inscrições sem a documentação exigida ou fora do prazo. (9 a 13 de junho de 2008)

A Divulgação do resultado é no dia 20/06/2008.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA ETAPA DE PRE-SELEÇÃO:

    CR BOLETIM ESCOLAR Minimo 7,0 (sete)
    (BOA)Integralização dos três períodos da grade curricular do curso de graduação antes de 2008/1 Pontuação aprovado = 10

    Item eliminatório em caso de não aprovação

    Curriculum Vitae do candidato Pontuar de 7 a 10 levando em consideração a produção discente
    Carta de Motivação Pontuar a justificativa levando em consideração os motivos apresentados, a relação com o curso do candidato e a coerência de seus objetivos.

    Pontuação 7 a 10


  1. A Banca somará as pontuações dos itens avaliados, classificando os candidatos. Em caso de empate, o CR servirá para desempatar. Permanecendo o empate, a Banca decidirá um critério suplementar para desempate observando os demais itens de avaliação.
  2. A Banca divulgará o resultado com a relação dos candidatos classificados, no dia 20/06/08. Em caso de desistência será indicado o candidato subseqüente na classificação.
  3. A Banca redigirá a Ata do Processo de Pré-seleção, anexando-a ao material dos três candidatos aprovados e classificados. Será encaminhada à Direção Adjunta de Graduação uma cópia da ATA. Todo material da pré-seleção será arquivado na DAIC.
  4. As decisões da Banca são irrevogáveis, não cabendo recurso.



Apesar do recado ser urgente, pode ser de ajuda para quem ja estava em processo de busca da bolsa...


Atenção: os documentos de
FICHAS DE INSCRIÇÃO, DIRETRIZES GERAIS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO estão disponíveis para xerox na DAIC.

Boa sorte!