segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Biblioteca de Design

Opa, e ai gente? Meu nome é Dayvid, sou novo aqui no blog e gráças a um convite da Alina eu to podendo vir aqui e postar sobre esse assunto, que julgo eu, é do interesse de todos.
Como ela ja mencionou no post ai embaixo, eu tô ajudando a promover uma iniciativa bem legal, que surgiu em uma roda de conversa. Sou do tercerio periodo de PP, e junto com mais alguns amigos la da turma, a gente começou a se questionar sobre a precariedade da "nossa" biblioteca. Pô, aquilo é uma zona, galera.. quebra um galho, ta bom.. Porém não tem UM único computador lá na entrada, e o sistema de banco de dados é mesozóico.
A gente chega la pra pegar um livro, ou devolver, e perguntam nosso sobrenome, e procuram numa caixa lá cheia de fichas.. dai, se tem outro sobrenome como o seu, ai sim o cara la pergunta seu primeiro nome... Moderno esse sistema, hein..
Ironias à parte, isso tudo poderia ser bem melhor. A começar pela organizaçao, é claro, porque às vezes nem o proprio carinha q trabalha lá sabe onde tá o livro q nós precisamos. Isso fora os livros desatualizados, e tal. Mas, voltanto a proposta inicial do post, Por que não criar uma biblioteca só de Design? Ou pelo menos melhorar a já existente? Com este pensamento, reunimos um grupo e fomos conversar com uns professores sobre o assunto. Segundo o Valdir, já existe um plano pra ampliaçao dessa biblioteca, só que devido à problemas estruturais no local da reforma ( la no segundo andar, onde era o museu), esta ainda não pôde ser iniciada. Daí ele nos sugeriu coletar logo algum material, livros, revistas, o que seja. Porque aí nós teríamos algum argumento pra pressionar a direção do curso, já que teoricamente nós não teríamos onde pôr esse mateiral.
Após o Valdir, entramos em contato com outros professores, como o Maurílio, que se animou muito com a proposta, e ja até fez uns contatos com editoras e conseguiu alguns livros. Ele ta compondo uma lista de livros que, segundo ele, não poderiam faltar nessa biblioteca. Eu vou tentar fazer cada professor compor uma lista dessas, e assim julgar os livros prioritarios para a nossa (nossa, né?!?) coleta.
Enfim, é basicamente isso. Não temos muita coisa concreta, mas já temos uma atitude. Vamos ver se nós conseguimos levar esse movimento à frente, porque no final, a biblioteca será de todos! Quem tiver uma sugestão ai, seja para melhorar a nossa abordagem, seja uma sugestão de títulos a serem coletados, um comentario qualquer, palavra de apoio, xingamento, qualquer coisa, comente, porque sozinho não somos capazes de muita coisa! Qualquer novidade sobre o assunto eu volto a postar aqui. Os interessados podem me procurar: Dayvid Dário, 3° Período de PP ou Tainá Simões, do mesmo periodo.

Meu email : " dayvid.dario@gmail.com "

Desculpem a falta de formalidade e os possiveis erros de portugues..rs
Obrigado à vcs por terem tido paciência de ler esse texto enjoado escrito por esse cara chato, inté!

domingo, 21 de setembro de 2008

Mãos na massa


Pessoas! Leitores! Este post é pra contar que existem nesse momento, no curso de DI-PP-UFRJ pessoas tomando partido, e agindo. Pra mudar é preciso ter essa atitude.


O momento que estamos vivendo é o de mudança. Mudança porque não estamos satisfeitos. Insatisfação sem ação não muda nada. Quebre o ciclo!


Vamos às boas novas! Temos pessoas dos primeiros períodos se interessando e agindo; e dos últimos contando sua experiência ( visite a comunidade da DI ). Se você é uma delas, continue. Se não é, pode começar agora. Há muito trabalho pra ser feito! Iniciativas ques estão em desenvolvimento, e respectivos agitadores:



  1. Exposição de trabalhos da disciplina Desenvolvimento de Projeto de Produto - iniciativa baseada na exposição organizada pelo Prof. Hugo Backx para a turma de DPP2 - Vanessa Robadey (5° período) e alunos do 5° e do 6° período
  2. Semana de Design - para expor o trabalho dos alunos, e convidar pessoas de micro e pequenas empresas e esclarecer o valor que o design pode agregar a seu negócio e como. Quem - Adelson Saboia 5º período; Danilo (5º); Johano (5º)

  3. Bilioteca de Design - livros essenciais para o design, inclusive recentes. Espaço prórpio para esses livros - Dayvid Dário (3º)

  4. Aluno ensinando aluno - aulas de softwares utilizados no mercado.

  5. KDesign - Centro Acadêmico de Design da UFRJ - Marina Nicolaiewsky



Pra terminar um texto que estava no meio do caminho. Você escolhe ser uma pessoa do sim ou do não?....


"Há pessoas do sim e do não.
Pessoas do não são aquelas para que nada é
possível.
Pessoas do não são as que estão acostumadas a dizer que nada dá
certo.
Pessoas do não são azedas, amargas, vivem com uma nuvem negra sobre
suas cabeças.
Pessoas do não são as que não têm tempo para nada.São
ocupadíssimas e nada fazem.
Pessoas do não são as que vivem isoladas e dizem
que estão cumprindo seu dever, que é fazer críticas fáceis, esquivar-se de
colaborar.
Pessoas do não são aquelas com as quais não temos prazer em
conviver.
Mas há também, pessoas do sim.
Pessoas do sim são aquelas as
quais tudo é possível, desde que se tente com vontade.
Pessoas do sim são as
que acreditam, em princípio, que todas as pessoas são boas e capazes, até que
seja provado o contrário.
Pessoas do sim são as que estão sempre
prontas a colaborar, a testar idéias, a comprometer o seu tempo com um
novo projeto, a tudo fazer para que as coisas aconteçam.
Pessoas do sim são
pessoas entusiasmadas com o que fazem, com o que são, com as possibilidades de
fazer as coisas de forma diferente.
Pessoas do sim são as bem-humoradas, as
de sorriso pronto, aquelas com as quais temos prazer em conviver, conversar,
trocar idéias.
Pessoas do sim são as que fazem tudo e ainda encontram tempo
para colaborar, participar e ajudar… "


fonte: http://erickoa.wordpress.com/2007/08/21/


Abraços e Quebre o Ciclo!!!!

sábado, 13 de setembro de 2008

Kdesign é centro de integração!

Vamos montar um centro de integração dos alunos de Design de Fundão (só porque a gente quer QUEBRAR O CICLO).

O espaço já temos, é pequeno mas é (ou vai ser) limpinho.

O prof. Valdir nos doou um box da sala 64-alguma-coisa. Cada um leva um banquinho, um cinzeiro, um vasinho de flor e pronto: temos o centro de integração!

Deêm idéias de nome, deêm sugestões, sei lá!

QUEBRE O CICLO

Ilha Design também QUEBRA CICLO

O Ilha é um evento idealizado e organizado basicamente por PV's, mas isso não quer dizer que PP tá de fora.

Vamos levar o produto para a Ilha Grande!

Podemos contribuir sendo oficineiros, organizadores dos espaços abertos ou... "simpatizantes"! rs. Divulgue para todos que conhece, procure patrocínio com aquele amigo da sua tia emprestada que tem uma gráfica na esquina do seu curso de inglês... rs.

Faça o que puder. Pelo menos acesse o site: www.ilhadesign.com.br

QUEBRE O CICLO

Nova contribuinte QUEBRANDO O CICLO

Cá estou eu, como nova contribuinte do blog Design de Fundão.

Estamos QUEBRANDO O CICLO.

A exposição de trabalhos de design de produto que organizamos no sétimo andar (que lá estará apenas até segunda - tentaremos estender) foi algo rapidamente desenvolvido com a intenção de termos o que mostrar aos visitantes que viriam na visita guiada pelo Valdir como parte do Rio + Design. No entanto essa visita não aconteceu, pois não houve inscrição alguma. E ainda mais decepcionante: foram pouquíssimos os que contribuíram com trabalhos.

Mais ainda sim, queremos manter a exposição por mais tempo. Pois acreditamos que temos que conhecer os trabalhos produzidos em nossa faculdade. É bom saber que somos capazes de produzir idéias bacanas e, além disso, sempre rola um bate papo acerca daquele projeto, e todos sabemos que bate papo dá idéias.

Pequenas coisas (como essa exposição) QUEBRAM O CICLO, e dão pano para manga.

QUEBRE O CICLO

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

QUEBRE O CICLO

Galera, está lançada a campanha QUEBRE O CICLO!

Participe e quebre o ciclo!


Qualquer mudança que o aluno queira para a faculdade só tem chance de acontecer se se organizar, se aparecer, participar, discutir, agir.

Galera mostra a cara!

Proposta aos alunos que estão chegando (1,2,3) aos que estão saindo (6,7,8 e afins) e 4,5 (meio chegando , meio saindo) :


Aos que são dos primeiros períodos é extremamente importante que vcs se interessem pelo que acontece na faculdade e queiram agir e tomem atitudes.

O que mais se ouve é que o curso é uma bagunça, que não tem estrutura, dentre outras reclamações. Pra começar uma mudança é necessário que quem deseja essa mudança se organize.

Aos alunos dos outros períodos, compartilhe sua experiência do que é ser aluno de DI-PP da UFRJ, daqueles histórias que doem no coração ( massa clay e etc) mas que dão um empurrão pra mudar, das idéias que tiveram para o curso e na época não deram certo, do que dá certo. Motive!
Contribua para o resgate da qualidade do curso de di-pp da UFRJ e da sua imagem motivando. A motivação é importante para a mudança. Até quando o nome da UFRJ será um bom cartão de visitas no mercado? Será que chegará o dia em que vc vai preferir não se apresentar como formado neste curso?

O ciclo : aluno da UFRJ entra animado e sai deprimido.
Quebre o ciclo de "muita animação- po, q merda falta mt coisa, mas dá pra correr atrás- pqp! q curso deprimente- ah, q se foda a porra toda, tchau...
"

Cara, pra que mandar um monte de email? fazer debates? tentar se organizar? Pra quebrar o ciclo!!

Muitos ganhos na formação profissional vc só pode obter a partir de um trabalho individual, mas muito só acontece a partir do coletivo, 1, 3, 10 alunos ( quantidade que apareceu na reunião) não vão fazer uma mudança drástica acontecer, mais 10 que se somam no final conseguem. Isso é válido para um ambiente de empresa, e de mercado - ( vide essa iniciativa do Brazil Design Week, pode se fazer muitas críticas, como o custo pra participar de algumas partes, mas está promovendo uma visibilidade maior para o design no rio,uma comunicação melhor entre os que oferecem o serviço e os que compram, não sei qual é atividade dos estandes, mas estão lá, e não precisa pagar para ver essa parte).

O que estou tentando dizer é TOME PARTIDO, FAÇA ALGO, COLOQUE UMA IDÉIA que julga positiva para o curso em prática, PARTICIPE DA DISCUSSÃO DE CURRÍCULO, DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ( por mais q haja a idéia de que não vão ouvir os alunos, tente, esse idéia pode ser atribuída ao fato de q os alunos ainda não se organizaram de maneira eficaz, podemos surpreender e nos surpreender), CHEGUE JUNTO, DESCENTRALIZE ( cada período pode ter um representante que REPRESENTE as iniciativas da sua turma de ingresso..)


O blog designdefundão foi criado para ser um veículo de todos, um veículo para o que for positivo para o curso. Use-o.

Descubra idéias de cada um , talvez alguém tenha uma idéia parecida com a sua. Junte-se, planeje-se e ponha em prática.

Juntar presencialmente pode ser complicado para um grande grupo, mas virtualmente não é. Cadê a galera de di-pp??

Assuma um compromisso. Só falar não muda nada. Pode parecer difícil no dia-a-dia se comprometer com mais alguma coisa, mas além de estar defendendo os seus interesses, quando vc se compromete e o outro também, no final a carga de coisas para fazer nem é tão grande quanto parecia, a motivação é maior, fica ridículo comparada a imagem inicial que se faz.

O a comunidade di-pp no orkut é um espaço, o blog é um espaço, email é um veículo. Bota na roda!

O que está na roda no momento é a proposta de currículo, e tem a galera de projeto 2 e projeto 3 que está se organizando pra fazer uma exposição no 7° andar começa amanhã se não me engano e deve ser incluído na visita guiada pela faculdade que faz parte do rio+design.

FOCANDO NA PROPOSTA, surgiu a idéia do ilustre e participativo João de fazermos uma proposta estudantil. Algo em power point ou um documento.
Podemos estruturar listando e comentando pontos positivos e negativos ,primeiro de uma proposta e depois de outra ( pra quem ainda não sabe existem 2 propostas, não necessariamente deve ser escolhida uma a outra). E depois fazer um prosposta que consideremos boa, que junte aspectos positivos das 2 e qualquer acréscimo.

Além disso, foi sugerido pelo professor Valdir fazer uma matriz FOFA :

A matriz FOFA é um cruzamento de cenários pra se saber quais seráo os objetivos estratégicos da instituição, com menor chance de falha. Cenários são reflexões sistemática, extraídas por métodos cientificos, que definem futuros possíveis.

Quando definimos os cenários, os separamos da seguinte forma:

1) Internos - situações influenciáveis pela instituição
forças - elementos da instituição considerados vantajosos.
fraquezas - inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados.
2) Externos - situações não influenciáveis pela instituição
oportunidades - as barbadas.
ameaças - elementos que dificultarão a obtenção do lucro.

Objetivos estratégicos são as ações que a instituição deverá tomar para alcançar sua visão, de acordo com o ambiente em que ela está inserida.
Como foi bem lembrado, qualquer sugestão que formos apresentar tem que ser construido com seriedade para ser recebida com seriedade.

Coloque sua contribuição quanto a matriz e quanto a proposta no orkut ou no blog

Então? Vai participar? Vai tomar partido? Fique à vontade e aproveite o espaço.

é importantíssimo e crucial para o curso, portanto de caráter urgente.

QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Estágio Grupo Virtual

As especificações são as seguintes:

• Estagiário com boas noções de flash e ilustração.
• Abaixo do sétimo período (faltar no mínimo um ano para concluir a faculdade)
• Horário flexível
• Empresa Grupo Virtual (Botafogo)

Enviar currículo e/ou portifólio para: carolina@grupovirtual.com.br

OUTUBRO DESIGN

Galera, segue convite para o OUTUBRO DESIGN, na UNICARIOCA!

Caros Designers!

Nós convidamos todos para o nosso Outubro Design 2008, que é a semana de Design, daqui da Unicarioca.
Acontecerá do dia 6 até 10 de Outubro de 2008. Entre as 18h e 20 min as 22h.
Estamos contruindo o Outubro Design e convidamos todos vocês Designers (formados ou não, de todas as faculdades e especializações) para vivências e participar do Outubro Design.

Blog:
http://outubrodesign.wordpress.com/

Orkut:
http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=67712549

Venha construir conosco esta semana de Outubro, não vamos "virar lage". Mas temos vagas para:
- Palestrastes;
- Oficineiros;
- Monitores;
- Mediador de Mesa redonda;
- Apresentador de Trabalho Acadêmico;
- Outros (Dependendo se sua criatividade, pode criar).

Envie as propostas para: diogoreisc@gmail.com . Munidos de nome, categoria, telefone, msn, gtalk e/ou Skype. (O telefone, nome e categoria são obrigatórios)

Abraços,
Diogo de Almeida Reis Cunha
Designer

http://outubrodesign.wordpress.com/

Estágio Dirac

A Dirac - Departamento de Projetos e Obras da Fiocruz, seleciona estudantes de Desenho Industrial cursando do 5º período em diante, para atuarem em Comunicação Visual – Sistemas de Comunicação e Informação e Projeto de Produto.


Conhecimentos :

  • Corel, Photoshop
  • AutoCAD
  • Office

Habilidades :

  • Bom relacionamento interpessoal
  • Trabalho em equipe interdisciplinar
  • Senso de Observação
  • Boa Cultura Geral

Noções de Preservação Ambiental

Atividades a serem desenvolvidas :

  • Levantamento de parâmetros e metas projetuais
  • Viabilidade de Produção – Aplicação de Materiais
  • Layouts ( representações técnicas bi e tridimensionais )
  • Desenhos Técnicos

  • Especificações

Carga horária : 20 horas semanais


A seleção será feita através de análise de curriculum e/ou portfólio além de entrevista.


O curriculum e/ou portfólio deverão ser enviados para :

claudiacunha@fiocruz.br ou


Fundação Oswaldo Cruz

Av. Brasil, 4365 – Manguinhos

Diretoria de Administração do Campus – DIRAC

Setor de Desenho Industrial – sala 73a

Estágio DOMUSTEC - QUESTMANAGER

Vaga: Estágio Webdesign

Sexo: ambos

Horário: 9 às 15hs - segunda à sexta-feira

Bolsa: R$ 600,00

Curso: Webdesign, Design Digital, Desenho Industrial, Comunicação Digital, Informática e afins.

Período: a partir do 4o período (caso tenha curso de webdesigner pode ser antes)

Desejável: Residir próximo à Ilha do Governador

:: ATIVIDADES

  • Fazer manutenção do site da empresa
  • Fazer pesquisa em outros sites
  • Criar novos sites
  • Fazer pesquisa via Internet
  • Programar aplicações para Web
  • Criar paginas na Internet
  • Auxiliar na produção de imagens e multimídia

:: REQUISITOS

  • ACCESS
  • ASP LINGUAGEM DE PROGRAMACAO
  • COREL DRAW
  • DREAMWEAVER
  • EXCEL
  • FIREWORKS
  • FLASH
  • HTML
  • OUTLOOK
  • PAGE MAKER
  • PHOTOSHOP
  • POWER POINT
  • WORD

:: PROCEDIMENTO

Enviar currículo para: estagio@domustec.com.br

Obs.: Informar no assunto do e-mail: "Estágio Webdesign"

Priscila Cacicedo

Gerente de Marketing
DOMUSTEC - QUESTMANAGER
RJ: 55-21-2468-8904
priscila.cacicedo@domustec.com.br
www.domustec.com.br

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Faço design, logo tenho que ver este vídeo!



[Documentário "A Folha que Sobrou do Caderno" (31 minutos)

Todos os anos uma leva de designers se forma nos quatro cantos do Brasil e
uma pergunta inquietante não quer calar: estarão esses futuros profissionais
sendo preparados para enfrentar as múltiplas realidades do nosso país?
Existiria uma estrutura de curso ideal para formar os profissionais de
design adequados à nossa realidade? A quem interessa manter um formato de
ensino ultrapassado e ineficiente? Você já parou para pensar em seu papel
diante disso tudo?


"A folha que sobrou do caderno" é um instigante documentário resultante de
uma inquietação pessoal em congruência com uma preocupação coletiva:
precisamos discutir e reformar o ensino de design no Brasil. São colocadas
opiniões sobre modelos ideais de cursos e o papel que professores e
estudantes desempenhariam nesses modelos, bem como discussão sobre formação
tecnológica e teórica. A estrutura atual do ensino, questionamentos sobre
pesquisa e atualização tanto por parte dos professores como dos estudantes
também são abordados. A organização estudantil como transformadora da
realidade e o Movimento Estudantil fornecem o fechamento das discussões.

Em "A folha que sobrou do caderno", História, depoimentos e atitudes são os
principais ingredientes para alcançar a maior proposta do filme: PROVOCAR.

Trata-se de uma iniciativa independente de Alexander Czajkowski e Mauro Alex
Rego, estudantes de design da UFPR e da UFBA, respectivamente, e de Gabriel
Costa Rodrigues, formado da UFBA. O documentário tem por objetivo fomentar o
ambiente colaborativo visando a melhoria da situação dos cursos de design
brasileiros. Para isso foram realizadas entrevistas com professores e
estudantes em alguns estados brasileiros, incluindo pioneiros da área no
Brasil. A estréia do trabalho foi durante o 18o Encontro Nacional dos
Estudantes de Design, realizado em Manaus-AM entre os dias 01 e 07 de junho
de 2008 e depois houveram exibições e discussões acerca do mesmo em diversos
eventos e nas mais diversas universidades pelo Brasil.]*


*texto de Alexander Czajkowski


Interessante para enriquecer esse momento de discussão de currículo.
 Vejam e digam o que acharam! : )