quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Rio Designeiro

Chegou o Rio Designeiro!!!!

Um Coletivo carioca (e, por que não, fluminense) de estudantes de Design/Desenho Industrial.

De acordo com a comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=81230549 , será:

"Espaço para encontrar, viajar, criar...

... discutir sobre o Design do Rio de Janeiro,
o Design no Rio de Janeiro,
o Design,
o Rio de Janeiro...

Formação, informação, organização

Espaço para fazer o que quisermos...

Juntos!!!"

O designdefundão está nessa com toda a força, acreditando no fortalecimento do movimento estudantil carioca!!! obaaaaa!!!!!

entre na comunidade, e participe! planos para a primeira grande reuniao de interessados já estão no forno!

domingo, 25 de janeiro de 2009

Pra quem quer fazer os dois!

Assim como muita gente, entrei na UFRJ querendo fazer o curso inteiro de Desenho Industrial, PP e PV. Comecei por PP, e com mais 2 anos de estudo, ia completar PV também. Até período passado, poderia fazer isso de duas maneiras: por manutenção de vínculo, que deveria ser solicitada enquanto estivesse terminando o primeiro curso, ou então por reingresso, que só poderia ser feito depois que estivesse formada. Com essa história toda de mudança de grades, nomes e tudo o mais, tudo fica diferente.

Essa quinta o prof. Celso se dispôs a tirar dúvidas dos alunos de Programação Visual no fundão. Como há tempos eu estava tentando falar com ele sobre essa mudança, dei uma passadinha lá, camuflada no bando de PV's. =)

O negócio é o seguinte: para fazer o segundo curso, só por reingresso. Isso mesmo. Como PP e PV agora se separaram e mudaram de nomes (super divórcio), não há mais como "dar continuidade". Não sei ainda como vão ficar as matérias, o que serve para os dois, o que não, equivalências e tudo o mais.

Ok, não levo em consideração aqui o fato de eu não acreditar na separação, mas pelo menos agora todo mundo já sabe como vai funcionar. Quem se habilita a testar o reingresso agora?

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cursos na área de Artes & Design PUC/Rio

As inscrições estão abertas para os seguintes cursos de especialização.

Animação

Período de aulas:

De 17/03 a 30/06/2010 - 3ª, 4ª e 5ª feira, das 19:00 às 22:00h

Objetivo

O curso visa formar profissionais na área de animação, oferecendo uma sólida formação que não se define unicamente pela quantidade de conhecimentos e domínio de informações, mas sim pelo desenvolvimento da capacidade de pensar, compreender e recriar a natureza e a sociedade. Como na área de animação encontramos diversos técnicos e profissionais autodidatas atuando, o curso se propõe também a oferecer a possibilidade de complementação e estruturação do conhecimento para esses profissionais, fazendo com que suas experiências possam servir de base para um aprimoramento profissional e conseqüente melhoria da qualidade do que produzem.

Coordenação

Marcos Magalhães, Mestre em Design, PUC-Rio. Bacharel em Arquitetura, UFRJ. Professor Deptº. de Artes & Design PUC-Rio. Cineasta e Diretor do Festival Internacional Anima Mundi.
Cláudia Bolshaw, Mestre em Design, PUC-Rio. Professora Deptº. de Artes & Design e Supervisora de Foto, Vídeo e Multimeios, PUC-Rio.

Design de Interiores: Crítica, Método Projetual e Aplicação

Período de aulas:

De 17/03 a julho/2009 (1º Período) -2ª, 4ª e 5ª feiras, das 19:00 às 22:30h

Objetivo

O curso de especialização em Design de Interiores tem como objetivo desenvolver a teoria que fundamenta esta área e a sua prática projetual. Promover uma reflexão crítica, para que seja possível problematizar os aspectos práticos do projeto de interiores. Tem como linha mestra prover ferramentas aos profissionais interessados - ou atuantes - neste mercado de trabalho. Este diferencial fará com que o aluno esteja preparado para pensar, defender seu projeto e idéias de maneira coerente e consistente.

Coordenação

Alberto Cipiniuk, Doutor, ULB (Bélgica).
Leila Lemgruber Queiroz, Doutora em Design, PUC-Rio.


Design de Jóias e Ourivesaria

Período de aulas:

De 17/03 a 16/07/2009 (Módulo 1)
2ª, 3ª, 4ª e 5ª feira, das 19:10 às 22:20h
Módulo Ourivesaria: Conforme programação do SENAI-RJ

Objetivo

Complementar e estruturar o conhecimento de profissionais em Design de Jóias, visando:
- Promover o aprimoramento do projeto de concepção da jóia e do adorno, através do uso do design como fator competitivo;
- Apresentar o contexto do projeto dentro da indústria e comércio de jóias e bijuterias;
- Favorecer um aprendizado baseado em situações reais, contribuindo para a sistematização do processo de desenvolvimento de produtos dentro das empresas deste setor;
- Conscientizar o profissional de Design de Jóias da necessidade de uma atualização constante sobre tendências econômicas, sociais, culturais, técnicas e ecológicas que influenciam o comportamento deste mercado;
- Incentivar a exploração de temáticas e questões atuais e originais, assim como o uso de recursos materiais e iconográficos nacionais no desenvolvimento do projeto;
- Incentivar a prática da pesquisa, da experimentação e da inovação no desenvolvimento do projeto.

Coordenação

Cláudio Freitas de Magalhães, Doutor em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ

Ergonomia e Usabilidade: Qualidade de Vida no Trabalho, em Casa, na Cidade

Período de aulas:

De 13/03 a 18/07/2009 - 6ª feira, das 19:00 às 22:10h e sábado das 09:00 às 12:20 e das 13:40 às 17:00

Objetivo

Definir o campo de ação da Ergonomia, por meio de seu objeto de estudo, objetivos e métodos, assim como de suas áreas de intervenção, capacitando profissionais na área de ergonomia.
Fornecer subsídios conceituais, metodológicos e técnicos que permitam detectar e diagnosticar aspectos ergonômicos de produtos/estações de trabalho, da apresentação, estruturação e processamento de informações.
Explicitar métodos e técnicas da pesquisa descritiva, da metodologia de projeto e ferramentas da ergonomia: no levantamento de dados em campo; na estruturação dos dados levantados, nas análises e recomendações interfaciais, instrumentais, informacionais, acionais, comunicacionais, arquiteturais, físico-ambientais, e operacionais; na geração, avaliação e validação de soluções projetuais.
Oferecer critérios ergonômicos para a avaliação dos custos humanos associados à carga física e cognitiva do trabalho - Incidentes, acidentes e doenças profissionais.

Coordenação

Anamaria de Moraes, Doutora em Comunicação/Ciência da Informação, ECO/UFRJ.
Giuseppe Amado de Oliveira, Mestre em Design, PUC-Rio.


O Lugar do Design na Leitura: multimeios, interatividades e visualidades

Período de aulas:
De 16/03 a 15/07/2009 (1º período)
2ª, 4ª e 6ª feira, das 19:00 às 22:30h

Objetivo

Potencializar práticas profissionais em ambientes de trabalho dedicados à leitura e/ou à educação, fomentando o uso crítico de estratégias que englobem mídias e suportes de leitura. O livro didático e o paradidático, a revista no formato história em quadrinhos, o RPG, o jogo eletrônico, o jogo didático, o cinema, os objetos tridimensionais (tradicionais e reciclados) e a WEB são ferramentas a serem exploradas no sentido de diminuir o hiato entre a capacitação dos agentes mediadores da leitura e a realidade de seus públicos, a cada dia que passa, mais afetos a um universo imagético e multimidiático.

Coordenação

Jackeline Lima Farbiarz, Doutora, PUC-Rio.
Luiz Antonio Luzio Coelho
, Doutor, PUC-Rio


Sustentabilidade no Projeto: do objeto à cidade

Período de aulas:

De 10/03 a 15/07/2009 (1º período) - 3ª, 4ª e 5ª feira, das 19:20 às 22:20h e um Sábado de cada mês, das 09:30 às 16:30h

Objetivo

O modelo civilizatório dominante degrada o meio ambiente e privilegia um modo de produção e um estilo de vida insustentáveis que se tornaram hegemônicos no processo da globalização. Seria a crise ambiental uma crise de civilização? O curso “Sustentabilidade no projeto: do objeto à cidade” trata criticamente do conceito de sustentabilidade, em uma abordagem interdisciplinar, sua relação com a fundamentação projetual e a prática do projeto na escala dos objetos, das edificações ou das cidades, e o papel deste na urgente adaptação das sociedades para um novo contexto global de mudanças climáticas. O curso busca contribuir para a capacitação do profissional preocupado com a sustentabilidade e os impactos sócio-ambientais de seus projetos, através do suporte teórico e da apresentação de ferramentas técnicas e metodológicas.

Coordenação

Alfredo Jefferson de Oliveira, Doutor, COPPE/UFRJ

Consulte informações detalhadas em nossa home www.cce.puc-rio.br

Central de Informações: 0800 970 9556

sábado, 10 de janeiro de 2009

Período de Inscrição

LEMBRANDO QUE O PERÍODO PARA PEDIDO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS ON-LINE É DE 19/01 a 08/02/2009

Sobre o CONE Janeiro

Olá a todos,

Estou enviando essa mensagem para avisá-los que estarei participando dessa próxima edição do CONE verão, de 21 a 25 de Janeiro em Recife, Pernambuco. Infelizmente, ainda não participarei como representante dos estudantes de design da UFRJ (apesar de pretender conseguir essa representação para o CONE de Julho, durante o N) no sentido burocrático de documentação, mas espero mesmo assim conseguir expressar nossos desejos e anseios como comunidade acadêmica carioca.

A pauta do Conselho (ainda em aberta) provavelmente conisistirá principalmente numa discussão sobre o(s) tema(s) da PNU para este ano de 2009. Então, quem estiver interessado em conversar comigo sobre qual poderia ser a nossa posição, como UFRJ, com relação à PNU, seja bem-vindo para me contatar quando e como quiser.

Estou à disposição para todo e qualquer estudante que queira saber um pouco mais, opinar, reclamar ou dar idéias sobre a nossa representatividade e participação no Movimento Estudantil de Design, principalmente no que tange a esse importante momento da sua história, que é a aprovação e implementação da Pauta Nacional Unificada (para saber um pouco mais, leia o texto ao lado "O que é a PNU" ou baixe o pdf completo nos arquivos da Lista de Emails do CONE).

Agradecida a todos que me apóiam nessa decisão de tomar algum tipo de dianteira representativa do nosso corpo estudantil. =]

Marina Nicolaiewsky, PP, 9o período.

VAGA PARA DESIGNER DE VÍDEO E INTERAÇÃO NA M'BARAKÁ

Vaga para designer de vídeo e interação

Sobre a Produtora
A M'Baraká é uma produtora multidisciplinar de criação e estratégia. Criamos e planejamos experiências de marca.
Conta com uma equipe multidisciplinar capaz de atuar na concepção, planejamento, execução e comunicação de: proj. culturais, eventos, espetáculos, happenings, exposições e ações de mídia alternativa em múltiplos formatos.
Na área de design, atua principalmente no segmento de eventos e produção cultural, utilizando expertises de multimídia, vídeo arte, instalações e cenografia. Diferencia-se pelo caráter inovador e conceitual de seus projetos.


Perfil do Candidato
Experiência de no mínimo um ano trabalhando com motion
Qualidade estética do trabalho
CRIATIVIDADE
Interesse em projetos de arte (exposições, cenografia de teatro e shows)
Domínio do software after effects e flash
Conhecimento e/ou abertura para novas mídias (motion capture, interações com infra-red, instalações de web, etc)
Formação em design/artes
Agilidade em edições e animações


Características do trabalho/funções
·
Ler e interpretar story-boards, gerando os melhores resultados de animação.
· Estudar os projetos, participando de reuniões de repasse de conceito e envolvendo-se ao ponto necessário para contribui com animações e programmings. Perceber a relação som e imagem, imprescindível aos projetos de motion.
· Ambiente de trabalho estimulante, abertura para novas idéias e conceitos
· Interação com equipes multidisciplinares (produtores culturais, designers, artistas, entre outros)
· Colaborar na direção de áudio. Buscar texturas free-ware e editar qd for preciso.
· Pesquisar plug-ins e demais tech-trecos para agilização do trabalho, em concordância com as necessidades dos projetos.


Interessados Enviar Cv e ou PORTFÓLIO para: mbaraka@mbaraka.com.br

Agradecemos à contribuição da Ana Luiza. (valeu Analu)