quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

4a Edição do Concurso Universitário Tok&Stok

Neste ano de 2009, a Tok&Stok dando continuidade ao seu projeto de incentivo ao design acadêmico,abre as inscrições para sua 4a. Edição do Concurso Tok&Stok de Design Universitáriotendo como tema Descansar.

A partir do dia 02 de março de 2009, já estará no site www.tokstok.com.br o regulamento e a ficha de inscrição.Como das edições anteriores poderão se inscrever alunos regularmente matriculados emCursos de Design de Produto e Tecnologia Moveleira.

Fonte: Antenado - Boletim informativo GDDS

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Relato do Cone Design Janeiro 2009

Olá! primeiro, queria pedir desculpas pela demora. O Cone já terminou faz dias e eu ainda nao postei aqui. (o cone foi realizado em Recife, no campus de Ibiribeira da Faculdade Boa Viagem, do dia 22 a 25 de Janeiro)

Fui nesse Cone verão como participante (mas só pra constar, pretendo ir como representante no cone de julho, no N Pernambuco - para isso, precisamos convocar uma assembleia geral e conseguir assinaturas de 2/3 dos estudantes de design de ufrj), ufa, e como participei! rs

Pra mim, a maior realização dessa edição do Cone foi, sem duvida, o clima. Discussões sempre pacíficas, discordâncias saudáveis, todo mundo querendo aprender um com o outro, acrescentar à conversa, dar seu relato, ajudar os outros, criar soluções - juntos.

Coletivo foi a palavra-chave de todas as reuniões.

Além de termos conseguido botar pra funcionar de verdade o Espaço Executivo do Cone (um espaço fora das reuniões deliberativas que servisse só para AÇÕES - para conseguirmos realizar, botar no papel, fazer mesmo, tudo aquilo que discutíamos durante as tardes, nas reunioes deliberativas), onde estudantes de diversos estados e várias realidades distintas sentaram juntos pra trabalhar de verdade, conseguimos também, TCHARAM, fechar a PNU de 2009.

Foram muitas outras as discussões, por exemplo, com relação à necessidade das entidades de base terem um CNPJ, ao posicionamento do Cone frente ao Forum Brasileiro de Design, aos problemas existentes na Lista do Cone, além do site, à necessidade de criarmos cartilhas e manuais pros estudantes de design se inteirarem melhor sobre o Cone, sobre representar seu corpo estudantil, sobre regras de Assembleia, sobre formar entidades de base, sobre se fortalecer internamente e tal...

Ah, claro, e também discutimos bastante sobre as PréCondes para sediar o N2010 - Sao Paulo e Curitiba. Infelizmente, Sao Paulo não conseguiu reunir toda a documentação necessária para oficializar a sua candidatura (era preciso levar um representante e uma entidade de base com cnpj), por isso, Curitiba se tornou candidata única para o Encontro Nacional dos Estudantes de Design de 2o10. Vejam o projeto deles em: www.ndesignimerssao.com ( pendurarei os cartazes na facul assim que começarem as aulas, e tambem tenho bottons e adesivos a venda)

Mas o principal topico mesmo, nao podia deixar de ser, foi a Pauta Nacional Unificada.
Bom, os representantes e participantes presentes ainda estão fechando o documento que será divulgado a todas as universidades explicando os temas e valores decididos para a PNU deste ano, mas ja posso adiantar o valor principal:

O PODER DO ESTUDANTE NA TRANSFORMAÇÃO DA SUA EDUCAÇÃO EM DESIGN (criando vinculos colaborativos com seus professores e conhecendo melhor o funcionamento do seu curso e da sua universidade, o estudante é capaz de transofrmar a realidade da sua educação, principalmente através do fortalecimento da sua articulação interna)

É isso gente, espero que tenha conseguido resumir o que foram 5 dias de inteeenso trabalho, praticamente sem parar, das 8 as 22h todos os dias.
Se alguem tiver alguma duvida sobre mais alguma coisa das reuniões, sinta-se livre para me pentelhar!

Marina de Arruda Nicolaiewsky