quarta-feira, 28 de outubro de 2009

No R!

Pronto! Está lançada, antecipadamente, por incrível que pareça, a primeira versão comemorativa do blog, dedicada ao RVALADARES. Esta será apenas a primeira de muitas... espero que gostem.
(Sugestão do Inácio, a culpa é dele)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Links, links!

Dois links legais pra vocês darem uma visitada:

Como montar um C.A.
Aproveitando o embalo da nossa mais recente conquista, um link que a Marina me passou: É um post do CoNE Design (Conselho Nacional de Estudantes de Design - Não sabe o que é? Aqui explica.) que tira algumas dúvidas sobre o que é e o que faz um C.A., e dá dicas de como criar um.
"O CENTRO ACADÊMICO faz com que a opinião e a força de vontade do jovem por um ensino melhor sejam levadas em consideração. Ele é o centro de toda a rede do movimento estudantil, por isso queremos conscientizar o maior número de estudantes que pudermos a fim de fortalecer essas entidades em nossa cidade."


Resumo das Oficinas do R Valadares (Dã!)
A Tainá postou quais eram as oficinas selecionadas para o R, mas o povo reclamou (com razão) que não dava pra saber o que cada uma fazia. Bom, parece que o povo do R teve esse mesmo problema e agora eles fizeram mais um post sobre as oficinas, agora com uma descrição de cada uma.

Camiseteria

Novo concurso temático Camiseteria Extra! Agora em parceria com o Volkswagen Gol que apoia esse concurso e aprovará 3 vencedores dando R$ 2.000 em prêmios para cada um.

O tema é bom de trabalhar: Força e Beleza. Dois atributos bacanas do novo Gol.

Pra saber mais, é só ver a página do concurso.

www.camiseteria.com

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Semana de Design da UniverCidade

Nessa semana de 26 a 30 de outubro vai rolar a Semana de Design da UniverCidade.

A programação tá muito legal, gente. Tá bem diversa e tem vários horários. Algumas das oficinas são pagas mas a maioria é gratuita!

Para algumas pessoas que até tinham dúvidas sobre a quantas andava o curso de design de lá, terão duas palestras falando exclusivamente disso. Se vocês não forem tão atarefados quanto eu, tentem ir! :)

O evento vai ocorrer na unidade de Ipanema que fica na Av. Epitácio Pessoa, 1.664 - Lagoa.

sábado, 24 de outubro de 2009

Boas Novas

Ai pessoas.... São tantas as emoções!

Ontem foi mesmo um dos dias mais emocionantes da minha até então pequena vida na faculdade. E eu não via a hora de escrever sobre isso aqui.

Como todos vinham sabendo durante a semana (eu espero), nessa sexta-feira aconteceu a Primeira Assembleia Geral para a criação do nosso C.A.! E posso dizer cheia de orgulho no peito que lotamos o auditório - sala 614. Conseguimos ainda a participação da Rosa (coordenadora de CVD), o querido professor/aluno (hehe) Daniel Moura (CVD/PP), representante do CAEBA e, aos 45 do segundo tempo (mas tava lá), Valdir (coordenador de PP).
Todo mundo lá, junto mesmo, procurando renovação.

Durante mais ou menos 2h nos revezamos entre leitura do Estatuto construído pela comissão Pró-C.A., expressão de opiniões diversas sobre as cláusulas e um monte, mas um monte de palavras muito bonitas de quem tinha gosto de ver a gente fazendo isso.

Todos esses integrantes citados aqui em cima fizeram questão de frisar a importância desse feito. Muitos deles até se mostraram mesmo perplexos em ver a proporção que aquilo conseguiu tomar. Até mesmo o representante do CAEBA (desculpem, eu não sei mesmo o nome dele!) sublinhou o apoio dele em nome de todo o C.A., propondo parcerias. Muita gente não tinha lido ainda o Estatuto, mas procurou acompanhar ali mesmo, com alguém do lado, pra poder participar à altura.
Como eu disse, tava todo mundo junto. Mesmo!

Ao fim de tudo, depois de todas as opiniões ouvidas e alterações devidamente feitas, tínhamos pra nós um Estatuto novinho em folha! O nosso Estatuto! Com a nossa cara!
Pudemos então escolher o nome do C.A., o que não foi muito difícil: CAD ganhou logo!

Debaixo de aplausos e sorrisos todos mundo foi indo embora, mas não sem antes assinar embaixo na lista aprovando a criação legal do CAD. Tivemos muitas, mas ainda precisamos de várias galera! Quem não pôde assinar, não deixe de procurar a galera da comissão, ok?

Particularmente eu saí de lá com uma sensação boa de verdade. De ver que não estávamos sozinhos nessa. De ver que todos juntos só podem conseguir coisas boas.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Palestra com Jaime Troiano - 29/10 - 19h - 9/10/2009

Jaime Troiano, considerado um dos maiores consultores de marca do país, é Sócio-Diretor da Troiano Consultoria de Marca. Com vivência em grandes agências, nos últimos 16 anos têm assessorado empresas no desenvolvimento de negócios, análises de marcas e comportamento do consumidor.

Articulista do Jornal Meio e Mensagem, da revista Consumidor Moderno, do portal Mundo do Marketing, da Revita Forbes e de outros veículos no segmento de marketing, negócios e comunicação tem vários artigos e estudos publicados no Brasil e exterior.

Jaime Troiano acaba de lançar o livro As Marcas no Divã: uma análise de consumidores e criação de valor.

O livro reúne uma ampla análise da importância de se compreender profundamente comportamentos e atitudes de clientes, consumidores e stakeholders no processo de gestão de marcas, e inova ao contar cases de empresas brasileiras que têm administrado suas marcas, transformando-as em ferramentas de negócios.

19h | Auditório | 11º andar | Inscrições 21 2216 2002 ou cursos@espm.br
Entrada gratuita!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Como ter tempo pra tudo

Então, agora eu estava zanzando navegando na internet e achei um link legal que dá 16 dicas de como organizar seu tempo de forma a conseguir fazer tudo.
"Time management is one of the most important skills a freelance worker can learn. With a good time management system you can find the time to do the things that are important to you, whether in your professional or personal life."

Adivinha onde está o link? ;)

Yeah! Batemos o recorde de posts de 2008! E ainda estamos em outubro!
Consertei o link, amados! Desculpem o transtorno :/

Seleção de Bolsistas

O Laboratório Trabalho & Formação - LT&F da COPPE/UFRJ está selecionando bolsistas para atuar em projeto de Qualificação Profissional de servidores técnico-administrativos da UFRJ.

As atividades do bolsista envolverão:
  • Realizar pesquisa de campo;
  • Elaborar tabulação, análise e discussão dos resultados da pesquisa;
  • Subsidiar a equipe do Projeto na produção de material didático.

Requisitos:
  • Graduando em Engenharia de Produção, Letras, Pedagogia ou Desenho Industrial;
  • Disponibilidade de horário para realização da pesquisa de campo.

Bolsa compatível à 12hs semanais.

Entrega de currículo: Dias 21, 22, 23, 26 e 27 de outubro de 2009
Local: Laboratório Trabalho & Formação LT&F/COPPE/UFRJ - Centro de Tecnologia, Bloco I, sala 107
Telefones: 2562-7440 / 2562-7441
E-mail: trabalhoformacao@pep.ufrj.br

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Brand Impact


Essa já é uma dica mais específica. Não é necessariamente voltada pra design, mas pra quem fez curso com a Ana Couto já ouviu falar e muito sobre Branding e Design! Certamente, pra quem tem interesse em estudar e conhecer um pouco mais sobre Marketing vai ser um evento e tanto!

Esse ano o Brand Impact, evento realizado pela ESPM Jr., tem como tema o Marketing de Experiência. Profissionais importantes do mercado conversando com os alunos.

Dias 27/10, no Oi Casa Grande.
Ingressos no site ou na ESPM Jr.
Rua do Rosário, 90

Design por Desciclopedia =]

O design de produto é o curso que mais tem "homem", ou os que são menos bichas, ou o que quer que seja. São todos uns metidos a revolucionários achando que vão criar produtos capazes de mudar o mundo, mas na verdade não deram conta de passar em engenharia mecânica ou de produção. No fim da carreira, alguns conseguem ganhar dinheiro expondo seus trabalhos "excêntricos" em museus e ganhando uns prêmios por produtos totalmente inúteis e que ninguém conhece ou ouviu falar.

Por último o aluno de design gráfico, geralmente algum imbecil que desenha mangá, ou que desenha e que entra no curso achando que vai desenhar o dia inteiro, e que vai criar uma HQ de sucesso, e ela vai virar desenho animado, e depois filme e ele vai fazer milhões, mas na verdade aprende apenas inutilidades como fazer orçamentos, tamanhos de papel, tipo de papel, acabamento em papel, acabamento em plástico.. (coisas que a gente acha pesquisando na internet). Aprende a desenhar letras, a montar coisas nonsense e a mexer no photoshop, no flash, no dreamweaver, no indesign, no fireworks e no illustrator (por conhecer esses programas que qualquer um que fuçasse nele por 10 minutos aprenderia, mas tem preguiça e "vai no paint mesmo" eles ganham mais prestígio). Passam uma vida juntando dinheiro pra comprar seu Deus, o "MaCIntosh". Geralmente viram fazedores de site ou panfletos fudidos. Raramente ganham dinheiro ou reconhecimento, os que ganham pesam 30kg, pelo fato de passar os dias na frente do Mac. Não comem, não dormem, não vivem. E odeiam publicitários por se acharem designers e não saberem trocar a extensão de um arquivo em .psd para .jpg, e fazer seus trabalhos no paint. De todos os cursos os menos piores são o gráfico e o de produto, que de algum jeito conseguem ganhar mais dinheiro que os outros.

Magenta!

Nosso querido Thiago mudou a cor do blog. Pois é, aprovado por muitos, a pedido do Inácio (cvd-2º), a cor escolhida foi magenta.
O blog vai permanecer com esse visual até chegar o R. Depois, vamos fazer a edição especial comemorando o "designdefundão no R", quando o blog vai ser vinho e vamos parar de postar tanto por motivos de doença viagem.

Agora, como sugerido na comunidade, é provável que o blog tenha uma cor fixa para dias anormais e várias edições especiais para datas comemorativas, igual no google. Isso pode ser encontrado no fórum da nossa comunidade, que ainda está muito parada... Pra quem nunca viu, temos um link alí no topo da página! Participem! Lá é um lugar onde vocês podem falar mal dos professores, dar ideias e criticar sobre assuntos dos nossos interesses na faculdade.

Agradecemos a todos por acompanharem o blog!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Assembléias e Reuniões!


Galera, vai aí uma divulgação super importante!

Nessa sexta-feira, dia 23 vai rolar a primeira Assembléia Geral para a criação do nosso C.A.! Estão todos muito mais do que convidados para participar de cada passo dessa criação... quanto mais melhor, sempre! Vai ser 12h, no Auditório do 6º Andar (sala 614).

E além disso, vai ter um after pró-CA pós-Assembléia! Cerveja a preço de banana!
Gostaria de aproveitar o momento pra divulgar que nesta terça (sim, AMANHÃ!) vai rolar uma reunião dos núcleos ativos espalhados pela faculdade. Será ao 12h nos traillers. Não preciso nem dizer que todos estão muito mais do que convidados também, certo? ;)

Roubem o cartaz! Divulguem por aí! Passem no blog! Compareçam!

Enade 2009 [3]

Esta é a 3ª postagem sobre o Enade, imagino que todos estejam de saco cheio... Mas é realmente importante. Está confirmado que todos os ingressantes e todos os concluíntes foram convocados, e está disponível no site a lista de consulta do local de prova... Eu fui adiantando o serviço para o povo de design da ufrj e descobri que, tanto para pps, cvds, ingressantes, concluíntes, ou seja, TODOS os desocupados alunos que vão fazer o enade (que aposto longo...), o local da prova é o mesmo.

Nome: E.M. MARIA LAVINIA DE OLIVEIRA E DORIA
Local: R.53,203. GALEAO
(Informações retiradas do site)

O que vai alterar é a sala e o andar (que bom, né?).

Quase esqueci! A data da prova está marcada para dia 8 de novembro, domingo ><, às 13 horas.
Então é bom desmarcar qualquer compromisso porque faltas não são permitidas sem uma boa justificativa...

Por favor, concluíntes, façam uma prova perfeita! Estudem matérias teóricas! Estudem Gestalt! Estudem tudo!
Isso vale pros ingressantes também...
Boa prova a todos!

ESTÁGIO EM WEB

Estágio em Web na Pé de Sonhos!

Requisitos

- Experiência comprovada na criação/montagem de sites em html/css

- Conhecimentos de Flash, Photoshop, Illustrator

- Adorar tecnologia, estar conectado às principais ferramentas e novidades do mercado

- Bom gosto, bom senso e bom humor

- Gostar muito de trabalhar e gostar de trabalhar muito

Enviar portfolio para vagas@pedesonhos.com.br com Assunto VagaWeb

Carga horária: meio período

Mais informações
www.pedesonhos.com.br
www.pedesonhos.com.br/blog

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A volta de Vanessa Robadey e o Ilha Design

Oi, gente! É verdade, eu sumi do design de fundão! Isso é mesmo um absurdo! Mas pelo menos ele tá no meu Google Reader!

Eu vim mesmo para lembrar a vocês do Ilha Design, que acontece no mês que vem, dias 13 e 14 de Novembro.
Nós saímos até no Design Gráfico, olha só:
http://www.designgrafico.art.br/site/2009/10/08/ilha-design-2009/

Aproveitem para visitar o site do Ilha 2009 que está muito legal, tem vídeo, tem avatar, fotos, etc.
http://www.ilhadesign.com.br

Sigam também o nosso Twitter: @ilhadesign

Além disso, estamos a procura de caras novas para a equipe do Ilha Design, pois noa no que vem, nós nos formamos. O Ilha nasceu na UFRJ e não pode perder sua presença dentro da faculdade.

Calouros, pós-calouros e meus eternos calouros (sexto período para baixo): alistem-se!

Bjoks

Exposição "Ícones do Design"


Mais uma dica de boas exposições... agora em nome do nosso querido PC! Valeu!


Poderá ser visitada a partir do dia 15 de outubro, no Paço Imperial, a mostra "Ícones do Design – França/Brasil". Parte das comemorações do ano da França no Brasil, a exposição tem curadoria o francês Cédric Morisset e da brasileira Adélia Borges.

Foram selecionados 22 produtos realizados a partir do início do século 20, e a mostra pretende refletir sobre a presença dos objetos na construção da memória e as características que lhes conferem a qualidade de ícones.

Os itens brasileiros selecionados vão desde o avião Demoiselle, de Santos Dumont, até o calçadão de Copacabana e as sandálias Havaianas. A seleção francesa traz criações como a a caneta Bic, a chaise longue LC4, de Le Corbusier e o espremedor de frutas Juicy Salif, de Philippe Starck.

A exposição é gratuita e poderá ser vista até 29 de novembro, de terça-feira a domingo, das 12h00 às 18h00.
O Paço Imperial fica na Praça XV de Novembro, 48 (Centro). Mais informações pelo telefone
(21) 2533-4407 ou no site: www.pacoimperial.com.br.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Design é Arte?

Ah, não podia faltar essa discussão aqui no blog, né?
Então, encontrei três textos que falam sobre esse assunto, afinal todo mundo que quer ser designer já topou com essa pergunta. Eles estão em inglês, ou seja, além de você aprender mais sobre Design, Arte e a (grande) diferença entre os dois, pode praticar outro idioma!

Concurso Converse All Star

A Converse está lançando um concurso de estampa para o All Star! Envolve dinheiro + um ano de all star + sua estampa produzida ! =D
Sensacional!

Dica de Paula Mendes e Thainan Castro
Galera, estava olhando os colaboradores e vi que muitos estão inativos, talvez pelo blog ter estado um tempo parado. Entre eles, acabei encontrando a Vanessa e o blog dela que, apesar do nome, está super atualizado e recheado de ofertas de estágio

Aconselho muito darem uma checada no blog dela e divulgarem!

Ufa...

Queridos!

Nosso problema está resolvido! Nosso querido Zé e nossa querida Hannah salvaram o dia, e a palestra!

A nova ordem é: esqueçam o link antigo e entrem nesse aqui ó.

Nele se encontra exatamente o mesmo questionário feito por muitos de vocês nesses ultimos dias. O site antigo tava bichado e só fez me dar dor de cabeça hoje... Então eu peço encarecidamente para que quem já respondeu, por favor responda outra vez! E quem não respondeu ainda, aproveite para fazê-lo agora num layout bem mais bonitinho... ;)

E continuem divulgando!

(não podia deixar de dizer que mesmo sendo num site bichado, a minha convocação pra primeira enquete foi um sucesso! em três dias conseguimos 75 participantes! obrigada!!!! pena que eu não posso acessar os resultados... enfim... rrr...)

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Conseguimos o onibus para o R Design!

Galera, o seguinte, boas notícias!

Conseguimos o onibus para o R Design Valadares, mas agora estão pedindo o telefone e RG de todo mundo que está confirmado de ir no onibus!

Agradecimentos à Isa, 5° período de interiores, que teve participação direta no processo!

Outra coisa, há a possibilidade de fretar um segundo onibus para que todos mesmo possam ir.
A ideia é dividir o valor do frete, inclusive, com quem vai no onibus cedido pela universidade. Nesse fretado podem ir pessoas de qualquer curso e universidade, já que está sendo pago. E lógico, o interesse é que o onibus seja mais barato!

Comunidade para organização do segundo onibus


É preciso que sejamos rápidos, temos pouco mais de duas semanas pra organizar tudo!

URGENTÍSSIMO!!

GENTE!

Aconteçeu um erro terrível no site que registra a pesquisa e eu não estou conseguindo ter acesso às respostas de vocês!

Por favor, peço que por agora vocês PAREM DE RESPONDER e TENTEM AVISAR AO MÁXIMO DE PESSOAS SOBRE ISSO! Estou desesperada aqui tentando resolver esse perregue...

Eu não queria ter que pedir pra que vocês façam tudo outra vez, não mesmo!

Mil desculpas, eu também tô arrasada...

Concurso Design.br

Queridas pessoas,
A loja de móveis Micasa está promovendo um concurso para estudantes e profissionais de Design.
Os projetos a serem apresentados podem ser de mobiliário em geral que nunca foram comercializados antes (por motivos óbvios). Os três primeiros colocados vão ter os seus projetos comercializados pela loja, com direito aos royalties do produto. Os projetos podem ser individuais ou coletivos, com o limite máximo de 4 integrantes e cada participante pode enviar até três projetos. A premiação é a seguinte:

1º lugar
Viagem para o Vitra Design Museum, na Alemanha + R$ 5.000 em produtos Micasa + Projeto viabilizado pela loja

2º lugar
R$ 5.000 em produtos Micasa + Projeto viabilizado pela loja

3º lugar
Projeto viabilizado pela loja. E só.

Para mais informações é só clicar na imagem que vai direto pro site do concurso :)
P.S.: Tem link novo ali do lado, é o "Centro Design Rio" ;]

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Coisas que vale a pena saber

O que faz um CA

O Centro Acadêmico é peça fundamental para a organização da rede do movimento estudantil. É preciso organizar os estudantes a partir de cada curso para se ter um Movimento Estudantil cada vez mais forte e capaz de garantir a conquista de nossos direitos. O CA deve, por isso, prioritariamente garantir o contato entre as entidades gerias e os estudantes do seu curso. Durante todo o ano o CA deve ser um espaço de debate e busca de solução para os problemas enfrentados na faculdade, como dificuldades com professores ou mudanças curriculares... mais sobre como ter uma entidade de base forte e representativa, ver o site da UNE.

O que é o CoNE Design

O Conselho Nacional de Estudantes de Design - CoNE DESIGN - é um espaço de debate e deliberação aberto a todos os estudantes de Design de Brasil. Todos têm direito a voz. A participação é sempre muito bem-vinda e fundamental.O CONE DESIGN é presencial, realiza-se em duas oportunidades no ano na cidade sede do Encontro Nacional de Estudantes de Design - N Design. O primeiro acontece preferencialmente em janeiro e o outro durante o próprio N Design, geralmente em julho. A responsabilidade por sua realização e condução é da Comissão Organizadora do N Design (CONDE).O CONE DESIGN procura firmar-se nas Entidades de Base e em seus Encontros. Fortalecendo, assim, as ações locais, a representatividade e a atuação no cenário nacional.

O que é a PNU

O projeto da Pauta Nacional Unificada (PNU) é uma proposta de estruturação das ações do Movimento Estudantil de Design. Ele objetiva construir uma pauta anual de discussão e atuação deliberada pelo Conselho Nacional dos Estudantes de Design para promoção de ações nacionais e regionais. Por Pauta Nacional Unificada entende-se uma lista de itens que irão nortear as ações das Entidades de Base, Assembléias Representativas e Comissões Organizadoras. A PNU não se trata de uma imposição para as organizações estudantis, ela se propõe como pauta central anual, a título de potencializar as discussões e unificar as ações do CoNE Design.

Festas R Design Valadares

Primeiro sabemos sobre as oficinas, agora vem a parte das festas!

Depois de tanta ralação é hora da INTEGRAÇÃO!
O R Valadares separou um tempo especial na organização das festas, e não foi à toa; todos os detalhes foram pensados e estudados. O resultado? Ninguém ficou de fora!

As festas possuem temas que misturam um pouco do jeitinho mineiro; um quê de nostalgia; aquela pitada de suspense; e eletricidade de virar a noite! Sem dúvida para agradar a gregos, troianos, romanos, espartanos, baianos, goianos, fulanos, ciclanos, beltranos, corinthianos! (Errrrr....desculpa gente, eu precisava da rima..heheheh). Enfim, vocês entenderam... Confiram aí:

LUA DE PLÁSTICO - Quinta Feira (29/10)
Ahhh! Nada melhor do que aquele céu aberto, bate papo descontraído, brisa batendo nos cabelos, som do mar ao fundo... Ei, pera aí! Som do mar?! Eita!!! Esqueci que tava em Minas... Mas não seja por isso, uai! A gente faz o Luau do jeitinho da noite mineira, sô!
Se Minas não tem mar, bora prum bar!

Nada melhor do que começar o R num Luau com clima de boteco. Cervejinha, tira gosto, bate papo, piadinha, lero lero, outra piadinha, xaveco aqui, amasso acolá... Excelente para recepcionar todos os encontristas e gerar uma real integração.

Traje: A vontade.
Indicado: Para todos! Afinal quem não gosta de trocar idéias e conhecer gente nova, não é mesmo?

"Se Minas não tem mar, o mar não tem Minas Gerais!"


CIRCUS - Sexta Feira (30/10)
Lembra quando sua mãe amarrava seu cabelo tipo maria-chiquinha ou juntava tudo e colocava de lado?
E os meninos todos engomadinhos com camisa pra dentro e meias até o joelho?
E aquela fita K7 que rolava o lendário “superfantástico no balão mágico”?
Pois bem! Recordar é viver!

Num ambiente lúdico de circo, convidamos a todos que peguem seu álbum de fotografia, olhe bem os trajes usados nos anos 80 e vamos de táxi pra festa mais nostálgica do R-Valadares! Com direito a algodão doce, pipoca e aquelas coisas que a gente cresce mas continua gostando. Ao som de Balão mágico, Angélica, Trem da Alegria, e lógico: a rainha dos baixinhos!

Ah claro, dormir cedo porque sábado tem oficinas às 9hs!

Traje: Aquele da suas fotos de infância.
Indicado: Quem tem mais de 18 anos vai entender! :)

"... pra minha mãe, pro meu pai e especialmente pra você!"


SURPRESA - Sábado (31/10)
Tcham tcham tcham tchaaaaaam...
O que será que o R Valadares esconde desta vez?
Uma festa surpresa? Mas como assim? O que vai ter nela?
Será que é de Halloween? Será que é de pijama? Será que é à fantasia? Ou será que é em homenagem ao Michael Jackson?

Bem, desta vez nem adianta procurar muito, porque vocês não vão encontrar! Só na hora! Heheheheh...

Traje: Advinhem?! SURPREEESA!!! Heheheh..Mas podem ficar calmos, vai ser meio que uma fantasia (para alguns até que não!), mas nada que seja impossível de se arrumar na hora. Fica a dica.
Indicado: Para todos os estilos, tribos, sotaques, gêneros, tamanhos e cores (ui!).

"Tá bom, tá bom, revelamos o segredo da festa aqui."


EU TENHO A FORÇA!!! - Domingo (01/11)
"Pelos poderes de Greyskull, eu tenho a fooorça!"
"Espada justiceira, mê dê a visão além do alcance!"
"Ao infinito e aléeem!"
"É hora de morfar!"

Já reparou como os super heróis tem os sentidos e habilidades aguçados? Pois é, desafiamos você a criar o super herói (ou vilão) mais criativo do R-Valadares! Engraçado, sinistro, malvado, bonzinho, bem feito, de sucata, não importa! A idéia é que seja um herói totalmente novo!

E para provar que seus super poderes são reais você terá que passar por um teste: suportar até o amanhecer na Rave do R-Valadares!

Traje: Crie sua fantasia, invente seu super-herói, super-heroína, vilão ou vilã! Quer um exemplo sensacional? Olha só!
Indicado: Para todos que tem disposição pra encarar a última festa do R-Valadares!

domingo, 11 de outubro de 2009

Mais coisa boa vindo aí....

Galera! Tenho ótima notícias!

Nessa semana que a maioria de nós passou de pernas pro ar eu consegui um ótimo contato pra gente!

O nome dele é Luciano Tardin. Se formou em Comunicação Visual na PUC, fez mestrado na UFRJ e hoje trabalha, entre outros lugares, na ESPM como coordenador.

Tive uma reunião pessoalmente com ele, onde ele se interessou em dar uma palestra para nós!

Agora vamos ao que interessa: para que a palestra possa ser mais rica e mais a nssa cara, combinei com ele que faria uma pesquisa com o maior número de alunos de PP e CVD para saber entre nós qual é o assunto de maior interesse. Dessa forma ele pode até mesmo levar alguém para completar a fala dele, ou até mesmo fazer mais palestras.

Por isso, acabei de criar uma pesquisa online para que todo mundo possa participar. É rapidinho e bem fácil. O link é esse aqui.

Por favor me ajudem nessa missão de repassar pra todo mundo que você conhece e quem você não conheçe também! A idéia é fecharmos tudo até o fim dessa semana que começa agora ok?

Conto com vocês, galera... Boto muita fé!

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Revista Designer

Olá!
Encontrei uma revista de design que dá pra ser lida online! :D
Nessa edição tem o Design Award de 2009 e uma entrevista exclusiva com o Philippe Starck. Pra virar as páginas é só clicar na borda inferior das mesmas.


Clique na imagem para ler a revista

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Resultados do Enade 2006 - Design

Bom, como eu havia prometido (ou não, nem lembro ><), eu achei o quadro do resultado das universidades no Enade 2006, de design. Ah sim! Eu peguei o de 2006 porque o último Enade que avaliou os cursos de design foi em 2006. Bom... Agora temos mais uma chance de levantar esse conceito =D Basicamente: Disparada, com conceito 5 (o maior do Enade), vem a nossa amiga Uerj... Seguida de: UFRJ (\o/), PUC-Rio, Estácio e Gama Filho. Isso é o conceito do Enade, mas a tabela está mais detalhada, com informações sobre o desempenho dos ingressantes e concluíntes na prova de conhecimentos gerais e na prova específica. A tabela que eu peguei é de todos os cursos do estado do Rio. Para quem quiser fazer outra pesquisa personalizada com outros estados, municípios específicos ou outras áreas, outros cursos clique aqui.

Cursos de design do estado do Rio de Janeiro:


Clique na imagem para ampliar

Aqui segue o link de acesso às provas de 2006: Provas e Gabaritos

obrigado pela dica, Paula ;)

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Nova cor!

Bom, como nosso querido Zé Renato havia sugerido no post sobre o novo template, a cor dessa semana será verde. Opinem à vontade sobre a próxima.

P.S.: Recoloquei a barra superior a pedido da Marina e estou trabalhando para consertar o problema dos vídeos.

Design de exposição

Mais um evento de design vindo aí, dessa vez no Parque Lage, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. E o melhor: É DE GRAÇA!!!!!!!

Informações do curso:
Objetiva proporcionar ao aluno a experiência do projeto e da montagem de exposições. Serão apresentadas de forma dinâmica imagens, plantas e maquetes de diversos projetos, bem como as possibilidades formais e processos de beneficiamento de materiais não convencionais.

Data, hora, inscrições etc:
Terças e quintas de 17:30 às 19:30

Parece que não é só chegar lá... Os interessados devem fazer a inscrição na secretaria da escola, e a entrevista vai do dia 13 ao dia 16 de outubro. Procurem mais no site da EAV

Concursos

Oi gente, dia desses eu comprei a revista Computer Arts #25 e vi uns concursos que eu acho legal compartilhar:

Concurso de Design Saga|Customizar
Crie uma ilustração para um adesivo para personalizar aparelhos eletrônicos com o tema Grafite Digital e concorra a um MacBook Apple! :D
Clique na imagem pra acessar o site oficial.


2º Desafio Cultural de Design Computer Arts Brasil
Crie um pôster divulgando o conceito de sustentabilidade e concorra a prêmios em dinheiro! São duas categorias, Profissionais e Estudantes, com os respectivos prêmios de R$ 3.000 e R$ 1.500.
Clique na imagem pra acessar o site oficial.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Type Trumps





Não tenho nada mais a dizer a não ser que esse jogo é irado!
Talvez a nova bíblia da tipografia só que divertido =]

O preço, com frete, sai a cerca de 47 reais.

Fonte

domingo, 4 de outubro de 2009

CA de Design

É isso aí gente, a ideia agora é fazer um CA de Desenho Industrial. Aproveitando todas as mobilizações e toda a disposição do pessoal esse ano, depois de todo o sacrifício para conseguir o ônibus para o RValladares (agradecimentos a Mariana Falcão, Filipe Marcelino e a todos os outros que ajudaram de fato), vamos agora juntar a galera para ir além. A proposta é que até o final desse ano os alunos de Desenho Industrial tenham um CA próprio.
Primeiro de tudo, não é tão difícil quanto parece. Não é preciso um espaço físico para tal, só voluntários e muita disposição pra fazer dar certo. Os veteranos mais conhecidos como Duda, Faybes e Ju, são alguns dos que estão compondo a cabeça disso tudo. Mas só três pessoas não é o suficiente, por isso que o Design de fundão vem aqui divulgar essa iniciativa aos que estiverem interessados em participar.
O estatuto do CA já está sendo feito e está disponível para qualquer um que queria ter conhecimento, através do email: pro.cadesignufrj@gmail.com. Para tirar qualquer dúvida, saber o andamento dessa iniciativa ou pedir o documento em pdf para ler, basta mandar um e-mail se identificando e dizendo o que quer saber.
O segundo passo é divulgar para o máximo de pessoas possível que existe a vontade e a proposta para fazer um CA nosso. Assim como vai ser necessário a convocação de uma assembléia para que todos os alunos tomem conhecimento do que está escrito no estatuto, e entrem, ou não, de acordo com o mesmo. Para que depois esses documentos sejam registrados em cartório, registrando o CA de Desenho Industrial e fazendo com que ele tenha pleno poder para falar pelos alunos. Além disso tudo, ainda será promovida uma eleição, com a formação de chapas, para compor o CA. Então é importante que quem realmente esteja interessado se apresente e procure se inteirar sobre o assunto.
Quero deixar bem claro também, que a intenção não é segregar DI do restante dos cursos da EBA, mas sim montar um Centro Acadêmico que esteja focado diretamente para os problemas e as necessidades dos cursos de Projeto de Produto e Comunicação Visual.
Por enquanto é só. Mandem e-mails, procurem saber como tudo vai funcionar. Se houver interesse, não deixem de falar, de entrar em contato. Os três veteranos citados estão quase sempre na faculdade, então, caso alguém não consiga falar com eles pelo email, procure-os no fundão.

Fernanda, do 4º período de PP, de acordo com a contribuição de veteranos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Freelancer, Emprego, Estágios

Gente, seguindo o Twitter da UFRJ vi um post lá informando um site que possuí 12 oportunidades de estágio, freelancer ou empregos. Então fica aqui o link pra quem quiser correr atrás ;)

Nalabuta.com - Click click!


E já vou deixar uma dica pra quem possuir conta no Twitter, seguir a UFRJ por lá, de vez em quando eles postam noticias de palestras, estágios e mesmo avisos da faculdade (se vai ter ou não aula em recessos e tal). Como receber notícia direto da faculdade nunca é ruim (melhor seria se tivessem MAIS!) fica aí a chamada!

Follow UFRJ on Twitter.com!

Semana da Jornada Científica UFRJ 2009

Para todos aqueles que como eu não puderam contar com o SIGA para se inscreverem na Jornada Científica da UFRJ já fica aqui uma ajuda:

Informações, inscrições e grade aqui!


Vale lembrar que quem se inscrever como ouvinte na Jornada ganhara um certificado no final da semana por ter participado. Só mais um papelzinho pra empilhar no currículo de quem quer! É importante que os alunos vão nas palestras, não deixaram a semana como ponto facultativo por nada né gente? Vamos marcar peso nessa semana!

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

OFICINAS SELECIONADAS

Aí galera, vo postar aqui as oficinas que foram selecionadas pra o R design.Julgo que a maioria delas vão ser muito interessantes! Bom proveito!

É, depois de muito suspense, confiram a lista das oficinas selecionadas para o RValadares 2009. Como vocês podem ver, são oficinas para todos os gostos, e todas são muito interessantes. Em breve postamos o release de cada uma delas.

Tie Dye - Customização de tecidos - Sabrina Baptistel

Encadernação Artesanal: Livreto Pop-Up - Adhemar Rangel de Gusmão Netto

Desmistificando a Criatividade - Mariana Pavão

Art-Vert-Graffiti - Rafael Sérgio Silveira

Graphic Novels Filosóficas - Marcos Beccari

Direção de Arte na Propaganda - Leonardo Armond

Videos em Time-Lapse Full HD - Eduardo Menta Guedes Moreira

Oficina de Ilustração – Laboratório de Design da Univale

História da Arte - semelhanças e contrastes - Ana Paula Costa Andrade

Controlando sua tempestade cerebral - Gilson Pereira Junior, Ana Carolina de Magalhães Rodrigues Barbosa, Bianca Lorena Braga da Costa Ribeiro, Fernanda Generoso Godoy e Marina da Costa Araújo

Toy pART ! - Priscila Rafaelle Oliveira

Oficina de serigrafia - Luís Fernando Tavares dos Reis e Georges Machado Michailidis

Fotografia Básica Para Iniciantes - João Thomaz Martins Dirickson

Roteiro para cinema - Plínio Nunes Lacerda

Design Encena - Bárbara Carreira Cavalcanti

"Como organizar um evento de Design" - Guilherme Saltini (NCuritiba)

Café com Design - Mario Ohashi da Trindade

Design Emergencial - Fabrício Lopes e Silva

Construa seu malabares - Daniel Campos

Oficina de Embalagem - Cláudia Garcia Cunha

Semiótica e Fenomenologia - Marcos Beccari

Lettering - Lucas Alves Faria

Ferramentas Google: Da Solução à Escravidão - Alexander Czajkowski

Raspas e Restos nos Interessam - Izabella de Oliveira Marinho

Pinhole: Conhecendo a magia da fotografia - Thiago Queiroz de Andrade

Light Painting - Deborah Pinto Oliveira Grandinetti e Hugo Goualart de Lucena

Ilustração Editorial, teoria e prática. - Lidiane Santos Cordeiro

Oficina de Máscaras - Augusto Dias Abreu e Diogo de Pinho Simões

Dialética de Foucalt - Marcos Beccari

Sentindo o Design - Fabiana Simões Temponi Machado e Vinício Custódio

Oficina de Forró - Bárbara Nogueira Jorge e Rodrigo Taveira de Souza

RAW - Explore sua fotografia ao máximo - Maykel Cordeiro Nunes

Envelopamento Digital – Plus!

Reciclagem de vidro – Sebastião Pimenta

Fonte

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ecofont

Quem é designer (ou estuda para ser um) sabe, de fato, que as preocupações ambientais devem ser levadas em conta cada vez mais se quisermos preservar o nosso planeta.
Foi criada uma fonte que reduz em 20% o gasto de tinta nas impressões e pode ser baixada aqui gratuitamente. Interessante, não?