- Organize-se. Mantenha em ordem o que foi produzido de bom nas aulas ( anotações, trabalhos de oficinas, etc). Isso ajuda a construir uma percepção sólida e uma auto-crítica do que é absorvido e do que não é, mas deveria para atingir uma qualificação profissional razoável (cuidado com "razoável", principalmente os que no futuro pretendem se inserir no mercado de projeto de produto) . Separar esse material em cadernos e pastas pelas disciplinas é um caminho natural e pode servir bem. Mas as áreas de estudo do design são beeeeem mais numerosas do que talvez os professores das tais disciplinas te contem nas tantas horas de carga horária. ( é, quer moleza? senta no pudim!). Entãoo, liberte-se para criar quantas categorias forem as áreas de seu interesse.
- Agrupe-se. Mantenha a turma sempre unida nos estudos, na troca de informções e na defesa de seus interesses e comprar material - sai mai$ barato. No mercado o designer não trabalha individualmete, aprenda a trabalhar em equipe!
- Exercite a pontulidade e planejamento desde já. Hábitos são difícies de mudar. Quem mantém profissional atrasado ou que entrega trabalho meia-bomba?
- Atualize-se. Não conte com os professores somente para manter-se atualizado. Eles não vão. Já existe uma defasagem. Procure saber do panorama de design no Brasil ( mercado, faculdades - obs.: daqui a pouco o intercâmbio entre faculdades nacionais será facilitado ) e no mundo (troca de experiência internacional em design não é impossível e não fica restrito a intercâmbio entre faculdades). Leia livros ( bibliotecas da EBA e da FAU ficam no 2° andar ), revistas, visite sites, converse.
- Acorde. Algumas matérias dão muito sono, mas preste atenção, nem que seja num momento você-livro apenas.
- Viaje. Vá aos encontros nacionais ( o próximo é em Manaus ) e regionais de estudantes de design. É uma boa e barata oportunidade de assistir boas palestras, participar de oficinas, conhecer outras faculdades, outra identidade de designers, outros trabalhos, outros mercados, fazer novos amigos, network... Enfim uma outra realidade.
terça-feira, 4 de março de 2008
Dicas para calouros!
Inícios podem ser bons, principalmente se bem planejados. Eis algumas dicas pra começar o período de estudos acadêmicos com o pé direito:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário