segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Coisas que vale a pena saber

O que faz um CA

O Centro Acadêmico é peça fundamental para a organização da rede do movimento estudantil. É preciso organizar os estudantes a partir de cada curso para se ter um Movimento Estudantil cada vez mais forte e capaz de garantir a conquista de nossos direitos. O CA deve, por isso, prioritariamente garantir o contato entre as entidades gerias e os estudantes do seu curso. Durante todo o ano o CA deve ser um espaço de debate e busca de solução para os problemas enfrentados na faculdade, como dificuldades com professores ou mudanças curriculares... mais sobre como ter uma entidade de base forte e representativa, ver o site da UNE.

O que é o CoNE Design

O Conselho Nacional de Estudantes de Design - CoNE DESIGN - é um espaço de debate e deliberação aberto a todos os estudantes de Design de Brasil. Todos têm direito a voz. A participação é sempre muito bem-vinda e fundamental.O CONE DESIGN é presencial, realiza-se em duas oportunidades no ano na cidade sede do Encontro Nacional de Estudantes de Design - N Design. O primeiro acontece preferencialmente em janeiro e o outro durante o próprio N Design, geralmente em julho. A responsabilidade por sua realização e condução é da Comissão Organizadora do N Design (CONDE).O CONE DESIGN procura firmar-se nas Entidades de Base e em seus Encontros. Fortalecendo, assim, as ações locais, a representatividade e a atuação no cenário nacional.

O que é a PNU

O projeto da Pauta Nacional Unificada (PNU) é uma proposta de estruturação das ações do Movimento Estudantil de Design. Ele objetiva construir uma pauta anual de discussão e atuação deliberada pelo Conselho Nacional dos Estudantes de Design para promoção de ações nacionais e regionais. Por Pauta Nacional Unificada entende-se uma lista de itens que irão nortear as ações das Entidades de Base, Assembléias Representativas e Comissões Organizadoras. A PNU não se trata de uma imposição para as organizações estudantis, ela se propõe como pauta central anual, a título de potencializar as discussões e unificar as ações do CoNE Design.

Nenhum comentário: