segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Biblioteca de Design

Opa, e ai gente? Meu nome é Dayvid, sou novo aqui no blog e gráças a um convite da Alina eu to podendo vir aqui e postar sobre esse assunto, que julgo eu, é do interesse de todos.
Como ela ja mencionou no post ai embaixo, eu tô ajudando a promover uma iniciativa bem legal, que surgiu em uma roda de conversa. Sou do tercerio periodo de PP, e junto com mais alguns amigos la da turma, a gente começou a se questionar sobre a precariedade da "nossa" biblioteca. Pô, aquilo é uma zona, galera.. quebra um galho, ta bom.. Porém não tem UM único computador lá na entrada, e o sistema de banco de dados é mesozóico.
A gente chega la pra pegar um livro, ou devolver, e perguntam nosso sobrenome, e procuram numa caixa lá cheia de fichas.. dai, se tem outro sobrenome como o seu, ai sim o cara la pergunta seu primeiro nome... Moderno esse sistema, hein..
Ironias à parte, isso tudo poderia ser bem melhor. A começar pela organizaçao, é claro, porque às vezes nem o proprio carinha q trabalha lá sabe onde tá o livro q nós precisamos. Isso fora os livros desatualizados, e tal. Mas, voltanto a proposta inicial do post, Por que não criar uma biblioteca só de Design? Ou pelo menos melhorar a já existente? Com este pensamento, reunimos um grupo e fomos conversar com uns professores sobre o assunto. Segundo o Valdir, já existe um plano pra ampliaçao dessa biblioteca, só que devido à problemas estruturais no local da reforma ( la no segundo andar, onde era o museu), esta ainda não pôde ser iniciada. Daí ele nos sugeriu coletar logo algum material, livros, revistas, o que seja. Porque aí nós teríamos algum argumento pra pressionar a direção do curso, já que teoricamente nós não teríamos onde pôr esse mateiral.
Após o Valdir, entramos em contato com outros professores, como o Maurílio, que se animou muito com a proposta, e ja até fez uns contatos com editoras e conseguiu alguns livros. Ele ta compondo uma lista de livros que, segundo ele, não poderiam faltar nessa biblioteca. Eu vou tentar fazer cada professor compor uma lista dessas, e assim julgar os livros prioritarios para a nossa (nossa, né?!?) coleta.
Enfim, é basicamente isso. Não temos muita coisa concreta, mas já temos uma atitude. Vamos ver se nós conseguimos levar esse movimento à frente, porque no final, a biblioteca será de todos! Quem tiver uma sugestão ai, seja para melhorar a nossa abordagem, seja uma sugestão de títulos a serem coletados, um comentario qualquer, palavra de apoio, xingamento, qualquer coisa, comente, porque sozinho não somos capazes de muita coisa! Qualquer novidade sobre o assunto eu volto a postar aqui. Os interessados podem me procurar: Dayvid Dário, 3° Período de PP ou Tainá Simões, do mesmo periodo.

Meu email : " dayvid.dario@gmail.com "

Desculpem a falta de formalidade e os possiveis erros de portugues..rs
Obrigado à vcs por terem tido paciência de ler esse texto enjoado escrito por esse cara chato, inté!

2 comentários:

marina morena disse...

dayvid! parabens pela iniciativa!!! era uma vontade minha e da alina faz tempo, de pelo menos ter uma grande lista de livros de design! irado :)

eu to fazendo uma aqui...so sobre sustentabilidade. quando terminar de passar pro pc, te mando, ok?!

quebre o ciclo ;)

Dayvid Dário disse...

ôquei!!