quarta-feira, 10 de setembro de 2008

QUEBRE O CICLO

Galera, está lançada a campanha QUEBRE O CICLO!

Participe e quebre o ciclo!


Qualquer mudança que o aluno queira para a faculdade só tem chance de acontecer se se organizar, se aparecer, participar, discutir, agir.

Galera mostra a cara!

Proposta aos alunos que estão chegando (1,2,3) aos que estão saindo (6,7,8 e afins) e 4,5 (meio chegando , meio saindo) :


Aos que são dos primeiros períodos é extremamente importante que vcs se interessem pelo que acontece na faculdade e queiram agir e tomem atitudes.

O que mais se ouve é que o curso é uma bagunça, que não tem estrutura, dentre outras reclamações. Pra começar uma mudança é necessário que quem deseja essa mudança se organize.

Aos alunos dos outros períodos, compartilhe sua experiência do que é ser aluno de DI-PP da UFRJ, daqueles histórias que doem no coração ( massa clay e etc) mas que dão um empurrão pra mudar, das idéias que tiveram para o curso e na época não deram certo, do que dá certo. Motive!
Contribua para o resgate da qualidade do curso de di-pp da UFRJ e da sua imagem motivando. A motivação é importante para a mudança. Até quando o nome da UFRJ será um bom cartão de visitas no mercado? Será que chegará o dia em que vc vai preferir não se apresentar como formado neste curso?

O ciclo : aluno da UFRJ entra animado e sai deprimido.
Quebre o ciclo de "muita animação- po, q merda falta mt coisa, mas dá pra correr atrás- pqp! q curso deprimente- ah, q se foda a porra toda, tchau...
"

Cara, pra que mandar um monte de email? fazer debates? tentar se organizar? Pra quebrar o ciclo!!

Muitos ganhos na formação profissional vc só pode obter a partir de um trabalho individual, mas muito só acontece a partir do coletivo, 1, 3, 10 alunos ( quantidade que apareceu na reunião) não vão fazer uma mudança drástica acontecer, mais 10 que se somam no final conseguem. Isso é válido para um ambiente de empresa, e de mercado - ( vide essa iniciativa do Brazil Design Week, pode se fazer muitas críticas, como o custo pra participar de algumas partes, mas está promovendo uma visibilidade maior para o design no rio,uma comunicação melhor entre os que oferecem o serviço e os que compram, não sei qual é atividade dos estandes, mas estão lá, e não precisa pagar para ver essa parte).

O que estou tentando dizer é TOME PARTIDO, FAÇA ALGO, COLOQUE UMA IDÉIA que julga positiva para o curso em prática, PARTICIPE DA DISCUSSÃO DE CURRÍCULO, DA CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO ( por mais q haja a idéia de que não vão ouvir os alunos, tente, esse idéia pode ser atribuída ao fato de q os alunos ainda não se organizaram de maneira eficaz, podemos surpreender e nos surpreender), CHEGUE JUNTO, DESCENTRALIZE ( cada período pode ter um representante que REPRESENTE as iniciativas da sua turma de ingresso..)


O blog designdefundão foi criado para ser um veículo de todos, um veículo para o que for positivo para o curso. Use-o.

Descubra idéias de cada um , talvez alguém tenha uma idéia parecida com a sua. Junte-se, planeje-se e ponha em prática.

Juntar presencialmente pode ser complicado para um grande grupo, mas virtualmente não é. Cadê a galera de di-pp??

Assuma um compromisso. Só falar não muda nada. Pode parecer difícil no dia-a-dia se comprometer com mais alguma coisa, mas além de estar defendendo os seus interesses, quando vc se compromete e o outro também, no final a carga de coisas para fazer nem é tão grande quanto parecia, a motivação é maior, fica ridículo comparada a imagem inicial que se faz.

O a comunidade di-pp no orkut é um espaço, o blog é um espaço, email é um veículo. Bota na roda!

O que está na roda no momento é a proposta de currículo, e tem a galera de projeto 2 e projeto 3 que está se organizando pra fazer uma exposição no 7° andar começa amanhã se não me engano e deve ser incluído na visita guiada pela faculdade que faz parte do rio+design.

FOCANDO NA PROPOSTA, surgiu a idéia do ilustre e participativo João de fazermos uma proposta estudantil. Algo em power point ou um documento.
Podemos estruturar listando e comentando pontos positivos e negativos ,primeiro de uma proposta e depois de outra ( pra quem ainda não sabe existem 2 propostas, não necessariamente deve ser escolhida uma a outra). E depois fazer um prosposta que consideremos boa, que junte aspectos positivos das 2 e qualquer acréscimo.

Além disso, foi sugerido pelo professor Valdir fazer uma matriz FOFA :

A matriz FOFA é um cruzamento de cenários pra se saber quais seráo os objetivos estratégicos da instituição, com menor chance de falha. Cenários são reflexões sistemática, extraídas por métodos cientificos, que definem futuros possíveis.

Quando definimos os cenários, os separamos da seguinte forma:

1) Internos - situações influenciáveis pela instituição
forças - elementos da instituição considerados vantajosos.
fraquezas - inconformidades, pontos da instituição que devem ser melhorados.
2) Externos - situações não influenciáveis pela instituição
oportunidades - as barbadas.
ameaças - elementos que dificultarão a obtenção do lucro.

Objetivos estratégicos são as ações que a instituição deverá tomar para alcançar sua visão, de acordo com o ambiente em que ela está inserida.
Como foi bem lembrado, qualquer sugestão que formos apresentar tem que ser construido com seriedade para ser recebida com seriedade.

Coloque sua contribuição quanto a matriz e quanto a proposta no orkut ou no blog

Então? Vai participar? Vai tomar partido? Fique à vontade e aproveite o espaço.

é importantíssimo e crucial para o curso, portanto de caráter urgente.

QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO QUEBRE O CICLO

3 comentários:

Alina disse...

Galera do 1° período da aula do Gerson! Oi!

mande um email e nome para designdefundao@gmail.com para receberem emails de di-pp. Esses contatos são importantes para a comunicação entre os alunos.

Alina disse...

foi criado um tópico MATRIZ FOFA no orkut ( http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=226123&tid=5244387366018291862&na=4 )

para listagens do que é:
- forte
- fraqueza
- ameaça
- oportunidade

Mayaro Moreth disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.