segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Avaliação Mútua do Desempenho Academico

Rio de Janeiro, 31 de Outubro de 2008

Carta aos professores dos departamentos BAI, BAF, BAR, BAH, BAV, BAB da Escola de Belas Artes da UFRJ que lecionam aos alunos do curso de Design Industrial.


Prezados professores,

As recentes discussões sobre reformulações de propostas pedagógicas do curso de Projeto de Produto, Design Industrial, promoveram a percepção de que existe, dentro de toda a comunidade, uma real vontade de mudança para melhoria da qualidade do curso. No entanto, consideramos que, mais eficiente que a mudança da matriz curricular para alcançar tais metas de qualidade, é preciso instituir a cultura de troca, diálogo e colaboração entre corpos discente e docente. Desta maneira, professor e estudante, juntos, poderão levar o aproveitamento dos benefícios e oportunidades que a produção de conhecimento da nossa Universidade já oferece, ao seu potencial máximo.

Então, no intuito de formalizar a prática colaborativa, pedimos a sua participação na Avaliação Mútua do Desempenho Acadêmico de 2008/2. Esta poderá dar-nos uma amostra daquilo que, como estudantes e professores, sentimos falta ou prezamos no processo educacional de nível superior.

Houve uma iniciativa de realizar avaliação semelhante no semestre passado. Anteriormente, o processo não foi bem sucedido porque o método escolhido mostrou-se inadequado. A nova versão contempla a visão de ambos os corpos discente e docente e acreditamos que este novo método poderá alcançar melhor resultado e participação.

A Avaliação Mútua do Desempenho Acadêmico consiste numa avaliação de duas vias em que professores são avaliados por estudantes e turmas são avaliadas por professores. Ela seria feita na forma de questionários entregues e respondidos dentro de sala de aula, preferivelmente antes do horário de término para garantir maior participação. Os alunos darão notas de 0 a 10 para todos os professores que lhes ministram aulas neste semestre letivo de 2008/2 segundo os seguintes critérios: Pontualidade; Assiduidade; Domínio de Conteúdo; Clareza e Objetividade na Exposição; Organização da Disciplina; Relacionamento; Pesquisa/Extensão; Acompanhamento Projetual; Avaliação da Aprendizagem. Enquanto os professores, em troca, avaliarão as suas respectivas turmas segundo critérios similares: Pontualidade; Assiduidade; Participação em sala de aula; Entrega dos Exercícios no prazo; Demonstração de Interesse; Relacionamento; Prestatividade e Pro atividade; Desenvolvimento Projetual; Aprendizagem. Para garantir a legitimidade do processo, os questionários, que não serão nominais, serão guardados e lacrados em envelopes assinados por 3 testemunhas (de preferência do coletor, de um aluno e do professor presente).

Feita esta avaliação e entregues os resultados aos respectivos professores, departamento e alunos, esperamos poder estabelecer um diálogo mais aberto e ativo entre os membros da comunidade, cujos papéis tornarão a serem os de construir em conjunto um curso melhor.


Atenciosamente,
designdefundão

..: Esta carta foi enviada sexta feira passada a todos os departamentos, além de colada nos principais murais da Escola de Belas Artes, no intuito de divulgar a todos os professores que ministram aulas aos alunos de DI (mais especificamente PP) a Avalição Mútua de Desempenho Acadêmico. Esta semana estaremos continuando a divulgação/explicação do funcionamento da avaliação que faremos neste período. Esperamos pela participação de todos nesse importante processo de consolidação do bom relacionamento entre professores e estudantes:..

Nenhum comentário: