quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Cursos na área de Artes & Design PUC/Rio

As inscrições estão abertas para os seguintes cursos de especialização.

Animação

Período de aulas:

De 17/03 a 30/06/2010 - 3ª, 4ª e 5ª feira, das 19:00 às 22:00h

Objetivo

O curso visa formar profissionais na área de animação, oferecendo uma sólida formação que não se define unicamente pela quantidade de conhecimentos e domínio de informações, mas sim pelo desenvolvimento da capacidade de pensar, compreender e recriar a natureza e a sociedade. Como na área de animação encontramos diversos técnicos e profissionais autodidatas atuando, o curso se propõe também a oferecer a possibilidade de complementação e estruturação do conhecimento para esses profissionais, fazendo com que suas experiências possam servir de base para um aprimoramento profissional e conseqüente melhoria da qualidade do que produzem.

Coordenação

Marcos Magalhães, Mestre em Design, PUC-Rio. Bacharel em Arquitetura, UFRJ. Professor Deptº. de Artes & Design PUC-Rio. Cineasta e Diretor do Festival Internacional Anima Mundi.
Cláudia Bolshaw, Mestre em Design, PUC-Rio. Professora Deptº. de Artes & Design e Supervisora de Foto, Vídeo e Multimeios, PUC-Rio.

Design de Interiores: Crítica, Método Projetual e Aplicação

Período de aulas:

De 17/03 a julho/2009 (1º Período) -2ª, 4ª e 5ª feiras, das 19:00 às 22:30h

Objetivo

O curso de especialização em Design de Interiores tem como objetivo desenvolver a teoria que fundamenta esta área e a sua prática projetual. Promover uma reflexão crítica, para que seja possível problematizar os aspectos práticos do projeto de interiores. Tem como linha mestra prover ferramentas aos profissionais interessados - ou atuantes - neste mercado de trabalho. Este diferencial fará com que o aluno esteja preparado para pensar, defender seu projeto e idéias de maneira coerente e consistente.

Coordenação

Alberto Cipiniuk, Doutor, ULB (Bélgica).
Leila Lemgruber Queiroz, Doutora em Design, PUC-Rio.


Design de Jóias e Ourivesaria

Período de aulas:

De 17/03 a 16/07/2009 (Módulo 1)
2ª, 3ª, 4ª e 5ª feira, das 19:10 às 22:20h
Módulo Ourivesaria: Conforme programação do SENAI-RJ

Objetivo

Complementar e estruturar o conhecimento de profissionais em Design de Jóias, visando:
- Promover o aprimoramento do projeto de concepção da jóia e do adorno, através do uso do design como fator competitivo;
- Apresentar o contexto do projeto dentro da indústria e comércio de jóias e bijuterias;
- Favorecer um aprendizado baseado em situações reais, contribuindo para a sistematização do processo de desenvolvimento de produtos dentro das empresas deste setor;
- Conscientizar o profissional de Design de Jóias da necessidade de uma atualização constante sobre tendências econômicas, sociais, culturais, técnicas e ecológicas que influenciam o comportamento deste mercado;
- Incentivar a exploração de temáticas e questões atuais e originais, assim como o uso de recursos materiais e iconográficos nacionais no desenvolvimento do projeto;
- Incentivar a prática da pesquisa, da experimentação e da inovação no desenvolvimento do projeto.

Coordenação

Cláudio Freitas de Magalhães, Doutor em Engenharia de Produção, COPPE/UFRJ

Ergonomia e Usabilidade: Qualidade de Vida no Trabalho, em Casa, na Cidade

Período de aulas:

De 13/03 a 18/07/2009 - 6ª feira, das 19:00 às 22:10h e sábado das 09:00 às 12:20 e das 13:40 às 17:00

Objetivo

Definir o campo de ação da Ergonomia, por meio de seu objeto de estudo, objetivos e métodos, assim como de suas áreas de intervenção, capacitando profissionais na área de ergonomia.
Fornecer subsídios conceituais, metodológicos e técnicos que permitam detectar e diagnosticar aspectos ergonômicos de produtos/estações de trabalho, da apresentação, estruturação e processamento de informações.
Explicitar métodos e técnicas da pesquisa descritiva, da metodologia de projeto e ferramentas da ergonomia: no levantamento de dados em campo; na estruturação dos dados levantados, nas análises e recomendações interfaciais, instrumentais, informacionais, acionais, comunicacionais, arquiteturais, físico-ambientais, e operacionais; na geração, avaliação e validação de soluções projetuais.
Oferecer critérios ergonômicos para a avaliação dos custos humanos associados à carga física e cognitiva do trabalho - Incidentes, acidentes e doenças profissionais.

Coordenação

Anamaria de Moraes, Doutora em Comunicação/Ciência da Informação, ECO/UFRJ.
Giuseppe Amado de Oliveira, Mestre em Design, PUC-Rio.


O Lugar do Design na Leitura: multimeios, interatividades e visualidades

Período de aulas:
De 16/03 a 15/07/2009 (1º período)
2ª, 4ª e 6ª feira, das 19:00 às 22:30h

Objetivo

Potencializar práticas profissionais em ambientes de trabalho dedicados à leitura e/ou à educação, fomentando o uso crítico de estratégias que englobem mídias e suportes de leitura. O livro didático e o paradidático, a revista no formato história em quadrinhos, o RPG, o jogo eletrônico, o jogo didático, o cinema, os objetos tridimensionais (tradicionais e reciclados) e a WEB são ferramentas a serem exploradas no sentido de diminuir o hiato entre a capacitação dos agentes mediadores da leitura e a realidade de seus públicos, a cada dia que passa, mais afetos a um universo imagético e multimidiático.

Coordenação

Jackeline Lima Farbiarz, Doutora, PUC-Rio.
Luiz Antonio Luzio Coelho
, Doutor, PUC-Rio


Sustentabilidade no Projeto: do objeto à cidade

Período de aulas:

De 10/03 a 15/07/2009 (1º período) - 3ª, 4ª e 5ª feira, das 19:20 às 22:20h e um Sábado de cada mês, das 09:30 às 16:30h

Objetivo

O modelo civilizatório dominante degrada o meio ambiente e privilegia um modo de produção e um estilo de vida insustentáveis que se tornaram hegemônicos no processo da globalização. Seria a crise ambiental uma crise de civilização? O curso “Sustentabilidade no projeto: do objeto à cidade” trata criticamente do conceito de sustentabilidade, em uma abordagem interdisciplinar, sua relação com a fundamentação projetual e a prática do projeto na escala dos objetos, das edificações ou das cidades, e o papel deste na urgente adaptação das sociedades para um novo contexto global de mudanças climáticas. O curso busca contribuir para a capacitação do profissional preocupado com a sustentabilidade e os impactos sócio-ambientais de seus projetos, através do suporte teórico e da apresentação de ferramentas técnicas e metodológicas.

Coordenação

Alfredo Jefferson de Oliveira, Doutor, COPPE/UFRJ

Consulte informações detalhadas em nossa home www.cce.puc-rio.br

Central de Informações: 0800 970 9556

Nenhum comentário: