sexta-feira, 12 de outubro de 2007

nós nao vamos pagar pato

este ano, eu tive a famosa crise do 3o ano. como muitos de nós, me encontrei muito satisfeita com a profissao que escolhi, e muitissimo insatisfeita com as condições de estudo com as quais se encontra o nosso curso de desenho industrial. para mim, muito mais importante do que o papel higienico do banheiro, o teto caindo ou a falta de datashow na aula do dentinho era a falta de reconhecimento pelo corpo docente da necessidade de melhora. eu pensei comigo mesma que, se o dia chegasse deu ser coordenadora de curso, a primeira coisa q eu faria seria uma mudança de curriculo.
eu nunca compreendi pq repetimos no ciclo basico da faculdade a maxima do colegio de que aprendemos as coisas mesmo sem entender para que realmente nos servem. por causa disso, é preciso chegar ao quinto periodo para realmente compreender a importancia desses pequenos conhecimentos, como gd, que se conjugam para completar o nosso estudo no desenvolvimento de um projeto.
mesmo assim, eu me pergunto:
- pq q eu nao tenho nenhum professor de projeto que tenha a capacidade de falar, passar materia, teoria de design, por mais de 30 minutos direto?
- pq que acham que 12 horas semanas é tempo demais pq nao existe assunto para tudo isso? como assim nao existe assunto??
- pq nao direcionaram meus estudos para o desenho industrial em TODAS as aulas de metodologia visual, oficina basica, historia da arte, oficina de modelos?
- pq q eu vou me graduar da faculdade tendo somente 4 projetos de pp no meu portfolio, quando para conseguir uma bolsa de estudo internacional sao preciso pelo menos 20?
- pq q meus colegas se contentam em terminar o curso sem saber explicar a diferença entre eco-design e design para sustentabilidade. ou sem nunca terem ouvido os termos design em parceria, design estrategico, design universal ou gestao de design?

como todos voces, eu tambem zoei meus amiguinhos da engenharia que precisavam estudar, fazer provas, decorar formulas e sofrer muito! eu só cortava, colava e lixava. tinha a vida boa e ganha. era tudo diversão.
mas agora eu cansei. eu quero estudar, quero teoria, quero me formar consciente do conhecimento e experiencia que adquiri.talvez seja só a crise do terceiro ano.
ou talvez agora eu possa ajudar a minha escola nessa direção....

obrigada pelos ouvidos.
apelo aqui para que todos voces mostrem suas vozes e opinioes mandando emails pra aline. quanto mais, melhor.

marina nicolaiewsky - sexto periodo pp

Um comentário:

Gisalyra disse...

Muito bem dito!
Sem mais,
Adalgisa Lira.